
É recomendado de sete a nove horas de sono por noite, para jovens e adultos. Há estudos que comprovam que 7 horas de sono por noite é a quantidade ideal, já outros dizem que é preciso mais do que isso para manter um hábito saudável de descanso. Por isso é tão comentado o essencial de oito horas.
A verdade é que sono é o repouso do organismo, desde as ondas cerebrais até o tônus muscular. Com o avanço da tecnologia e dos hábitos cotidianos do ser humano, o tempo de descanso sofreu consequências desencadeadas por preocupações excessivas, tensões diárias e ansiedade. Com isso, as pesquisas sobre o sono aumentaram entre especialistas.
Há uma série de problemas causados pela falta de sono, tais como: o funcionamento e êxito da memória, a obesidade, o enfraquecimento da imunidade, o envelhecimento precoce, diminui a produção de insulina, desregula a pressão arterial, prejudica o humor, entre outros problemas.
O sono não está relacionado somente ao seu empenho físico ou profissional do dia seguinte, mas à uma série de problemas que podem ser acarretados pela falta de devido descanso. Assim como um celular precisa carregar a bateria, nós precisamos do sono para recarregar nossas energias e prevenir futuros problemas.