Veículos de Comunicação

Variedades

Show traz o humor ácido de um ‘eterno Casseta’

Marcelo Madureira apresenta o stand up Tabajara Show em Três Lagoas, dia 25

Madureira diz fazer humor sério, mas também se declara homem com idade mental de adolescente - Casseta.com
Madureira diz fazer humor sério, mas também se declara homem com idade mental de adolescente - Casseta.com

Marcelo Madureira é o pseudônimo de Marcelo Garmatter Barretto, comediante de 57 anos conhecido, entre outras coisas, por não ter medo de criticar. Ele traz seu humor extremamente ácido para Três Lagoas na quarta-feira, dia 25, na choperia Müller, com o stand up comedy Tabajara Show.
Embora afirme fazer “humor sério”, Madureira declara que sua “idade mental é de 13, 14 anos a maior parte do tempo”. É faixa preta de judô, casado com uma psicanalista e pai de três filhos.
Faz análise desde os 14 anos e afirma: “psicanálise é a aeróbica da alma”. Mesmo assim, admite ter problemas de relacionamento e possuir temperamento “difícil, irascível, às vezes”.
Filho de ex-militantes comunistas, atuou em organizações clandestinas de esquerda (é ex-membro do PCB) e foi professor de matemática no extinto Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), criado pelo regime militar. Cursou engenharia de produção pela Escola de Engenharia do Rio de Janeiro e foi engenheiro do Departamento de Planejamento do BNDES. 
A carreira no humor crítico começou em 1978, ainda na universidade, quando fundou a revista Casseta Popular, com colegas de curso. Dois anos depois, o grupo lançou a revista Casseta & Planeta e, em 1988, foi contratado pela Rede Globo para escrever o programa “TV Pirata”. Depois, criou o show “Doris Para Maiores”, com Doris Giesse, que deu origem ao “Casseta & Planeta, Urgente!”, atração que, por mais de 18 anos foi campeã de audiência nacional em horário nobre, na Globo.
Na TV, também protagonizou quadros no “Fantástico”. Hoje é palestrante e consultor nas áreas cultural e corporativa. “Sou um humorista crítico, ou quem sabe só mais um palhaço nesse circo que virou o nosso Brasil”, descreve-se.
Três Lagoas
Marcelo viaja pelo país com o seu show de stand up comedy – uma forma americana de fazer humor e que conquistou o público brasileiro. Ele se apresenta sem cenário, sem nenhum tipo de adereço, sem trilha sonora, sem piadas conhecidas e quase sem nada.
Para Três Lagoas, o comediante traz o stand up Comedy Tabajara Show, que tem rodado pelo país, sempre com público elevado. 
A abertura da apresentação dele será, às 20h, pelo cantor Pele Negra, com samba rock.