Representantes de municípios localizados na região Sul de Goiás estão intensificando ações para garantir a pavimentação asfáltica da rodovia GO 164 no trecho de 67 km compreendido entre o município de Itaguaçu, até a ponte do “Guilhermão”, no rio Aporé, na divisa com Mato Grosso do Sul, no município de Paranaíba.
Na última segunda-feira (28), o Sindicato Rural de Paranaiguara e São Simão (GO) realizou o Encontro Regional para a Pavimentação da GO 164, reunindo lideranças políticas, representantes de classe, produtores rurais, autoridades e pessoas da comunidade goianas para debater o assunto.
O prefeito de Paranaiguara, Jose Carlos Barbosa- Barbosinha, durante o encontro em prol da pavimentação da GO-164, afirmou que será uma obra estratégica que conectará a produção agrícola do sudoeste goiano e do Mato Grosso do Sul à Ferrovia Norte-Sul e à hidrovia de São Simão.
Ele destacou a relevância econômica e turística do projeto, que beneficiará usinas, o escoamento de grãos, e ainda aproximará cidades de GO, MG e MS, reduzindo distâncias de até 200 kms. O prefeito Dr. Wallisson, de São Simão manifestou total apoio à causa, apontando a união entre o setor público e a iniciativa privada, como essencial para transformar esse sonho em realidade.
Do lado de Mato Grosso do Sul, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), pediu ao Governo do Estado a inclusão no planejamento de obras a pavimentação da rodovia MS-483, trecho de 48 km de acesso ao Estado de Goiás por Paranaíba (MS), que começa na MS-497 e termina na Ponte do Guilhermão.
Ele justifica que a estrada “Bento Macedo de Jesus” tem um trânsito intenso de veículos de passeio e caminhões bitrem carregados da cana de açúcar cultivada na região, que abastece a usina de álcool Coruripe no município mineiro de Carneirinho, distante 57 km de Paranaíba.
O trecho também é alternativa viária para quem vai de Cassilândia e Aparecida do Taboado pela BR-158 com destino a Goiás. “Esse movimento traz como consequência o maior risco de acidentes, alguns com mortes”, observa o presidente da ALEMS. Gerson Claro lembra que em Paranaíba está em implantação a usina de álcool Cedro e o município fica na zona de influência da fábrica de celulose da Arauco, empreendimentos com grande potencial gerador de tráfego.
“ O asfaltamento da GO 164 complementaria o sonho de muitos produtores rurais sul-mato-grossenses e goianos, por encurtar distâncias entre municípios importantes nos dois Estados, como Paranaíba, São Simão, Quirinópolis, Goiânia além do Distrito Federal, propiciando assim o desenvolvimento regional “ assinalou, o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Fábio Macedo. “ Por entender que o asfaltamento da GO 164 colabora com o desenvolvimento de Paranaíba e região, o Sindicato Rural de Paranaíba publicamente declara seu apoio à esta reivindicação e se coloca a disposição para ajudar na concretização desta obra.