O Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, localizou e apreendeu aeronave PT-OCR, modelo Beech Aircraft, avaliada em R$ 1,5 milhão, que é objeto de investigação em procedimento que apura o tráfico internacional de drogas envolvendo a Bolívia e o Brasil.
O avião com dois motores, com possibilidade de voo noturno e capacidade para transportar 2,4 toneladas foi localizado na semana passada, mas a confirmação da operação só ocorreu nesta segunda-feira (11). Desde fevereiro de 2020, a Justiça Federal de Santa Catarina havia expedido ordem de sequestro contra a aeronave. O Dracco desencadeou ação no âmbito da Operação Hórus para localizar o avião.
Essa região onde estava a aeronave é de difícil acesso, e exige uma viagem por estradas de terra acessíveis apenas com veículos 4×4. De Corumbá, essa área fica mais de 4 horas de viagem por via terrestre. A Polícia Federal de Itajaí (SC) conduz inquérito para investigar o uso desse avião em específico para promover o tráfico internacional de drogas, usando o espaço aéreo de Mato Grosso do Sul.
A propriedade onde o equipamento estava servia de base para os criminosos. Havia estrutura para pousos e decolagens, reabastecimento e até manutenção de aviões, porém de forma clandestina. Uma área de estoque havia sido montada para, provavelmente, servir de armazenamento de drogas.
Estimativa de autoridades policiais que atuam na fronteira do Brasil com a Bolívia indicam que cerca de meia tonelada de cocaína chega a ser transportada diariamente por aviões, de forma clandestina.
Há outra quantidade que entra por Corumbá a partir de meio terrestre, não só na fronteira onde está posto de fiscalização, como também a partir de estradas vicinais que existem entre a Capital do Pantanal e Puerto Quijarro, município boliviano que faz fronteira com o território brasileiro.