Veículos de Comunicação

GESTÃO PARA O FUTURO

Cidade Empreendedora leva modelo de gestão e inovação a mais 35 municípios de MS

Desde 2018, o programa já atendeu 47 cidades sul-mato-grossenses

A assinatura dos Acordos Municipais de Gestão simboliza o compromisso conjunto entre o Governo do Estado e os municípios (Foto: Reprodução/ Assomasul)
A assinatura dos Acordos Municipais de Gestão simboliza o compromisso conjunto entre o Governo do Estado e os municípios (Foto: Reprodução/ Assomasul)

Ferramenta criada pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado e prefeituras, o programa Cidade Empreendedora vem se consolidando como uma das principais políticas públicas de fomento ao desenvolvimento local em Mato Grosso do Sul. Em 2025, a iniciativa chega a mais 35 municípios, com foco em eficiência na gestão, fortalecimento da economia e melhoria da qualidade de vida da população.

O programa foi o destaque do 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, aberto nesta terça-feira (20), em Campo Grande, pela Assomasul e pelo Sebrae/MS, com apoio do Governo do Estado. O evento reúne prefeitos, secretários e lideranças políticas para debater inovação, políticas públicas e o papel dos municípios no Desenvolvimento Regional.

Desde 2018, o programa já atendeu 47 cidades sul-mato-grossenses, alcançando 57% do território estadual e beneficiando mais de 900 mil pessoas. A iniciativa atua em diferentes frentes — como compras públicas, simplificação de processos, educação empreendedora e atendimento direto a empresários —, com pacotes personalizados conforme o estágio de desenvolvimento de cada cidade.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o sucesso do pequeno negócio está diretamente ligado à qualidade da gestão pública.

“O Cidade Empreendedora evoluiu para um programa que pensa o município como um todo. Ele ajuda a prefeitura a planejar, inovar e criar condições para o crescimento econômico sustentável”, disse.

Acordos e Planos de Desenvolvimento

Durante o congresso, 35 municípios assinaram acordos de gestão e planos de desenvolvimento, formalizando metas e ações locais. Entre eles estão: Três Lagoas, Maracaju, Naviraí, Aquidauana, Costa Rica e Nova Andradina.

O presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, destacou que o municipalismo só se fortalece com métricas e resultados. “O programa traz o diálogo com a sociedade e estabelece metas que permanecem além dos mandatos. É a sociedade indicando o que espera dos gestores públicos”, afirmou.

Programação do Congresso

O 3º Congresso dos Municípios segue até quarta-feira (22), com palestras de nomes como Ricardo Amorim, Martha Gabriel e Clóvis de Barros Filho, e painéis sobre inovação, economia e sustentabilidade.