O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) atualizou algumas ferramentas digitais da instituição. Agora, o serviço prestado pelo órgão tem voz e chama o usuário pelo WhatsApp, além das novas ações do aplicativo “Meu Detran”.
A assistente virtual Glória, disponível desde maio, ganhou novas funções e passa a enviar mensagens diretamente pelo aplicativo, avisando sobre prazos importantes, como o vencimento da CNH e do licenciamento de veículos.
Em entrevista a Rádio Massa Campo Grande, o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, falou sobre a novidade.
“Setenta por cento dos nossos clientes já utilizam o portal ou o aplicativo para pagamentos. O público deixou claro que acha o digital mais confortável e fácil, então precisamos seguir por esse caminho”, destacou à Massa FM.
Como funciona a Glória
Antes, a assistente apenas respondia consultas, como pontuação na CNH ou existência de multas. Agora, além de enviar notificações automáticas, também encaminha a guia de pagamento diretamente pelo WhatsApp, que pode ser quitada via Pix, cartão ou outros meios.
Para evitar golpes, o Detran reforça que a Glória só atende pelo número oficial (67) 3368-0500. Outra forma de verificação de segurança é a presença do selo azul Meta Verified, ao lado do nome do contato. O ícone certifica a autenticidade de uma empresa garantindo a credibilidade. O órgão reforça ainda que não envia SMS para tratar de serviços.
Cadastro atualizado é essencial
Para receber as mensagens da Glória, é necessário que os usuários mantenham seus dados atualizados no cadastro do Detran/MS. A atualização é gratuita e pode ser feita pelo portal do órgão ou nas agências presenciais.
Novo aplicativo Meu Detran
Outra novidade é a reformulação completa do aplicativo Meu Detran, já disponível para Android e iOS. Inspirado em modelos digitais da Estônia, referência mundial no setor, o app passa a reunir 95% dos serviços oferecidos pelo órgão, com navegação mais clara, interativa e intuitiva.
“O aplicativo antigo será desativado. Quem já utiliza será orientado a atualizar para a nova versão”, explicou Rudel.
Futuro digital
Para o futuro, a instituição prepara o projeto Detran 360. O objetivo é integrar toda a experiência do usuário em um único canal: desde a emissão da guia até o pagamento e o recebimento digital dos documentos.
Segundo Trindade, com essas mudanças, o órgão busca oferecer mais praticidade e reduzir a burocracia para motoristas e proprietários de veículos no estado.