O dia do consumidor é geralmente marcado por promoções e oportunidades irresistíveis, mas é preciso estar atento para evitar cair em golpes. A chance perfeita para conseguir o produto tão desejado por um precinho mais em conta deve ser bem pesquisada e analisada, afirma o superintendente do Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), Marcelo Salomão.
“Estamos em um período em que os estelionatários cresceram os seus braços para que possam ganhar dinheiro fácil apostando na fragilidade do consumidor, principalmente os mais idosos, que são presas fáceis. É muito importante o consumidor fazer a análise com calma daquilo que ele vai pagar, assim ele não será uma vítima fácil”, disse.
Durante esta terça-feira (15) o Procon estadual está na Praça Ary Coelho, das 8h às 17h, prestando atendimento e orientação aos consumidores. As concessionárias de água e energia também estão no local, em parceria com a Superintendência, para fazer acordos com consumidores em débito. Para fazer denuncias ao órgão estadual basta ligar para o Disque Denúncia 151 ou ainda pelo site procon.ms.gov.br e pelo WhatsApp: (67) 99158-0088.
Além dos golpes, as promoções em dias como hoje atraem o consumo desnecessário, principalmente com as várias etiquetas, placas e anúncios de promoção. A empresária Thielly Letícia é uma das consumistas de momentos, que compram sem pensar muito e acabam nem usando os produtos depois.
“Na hora que eu estou comprando eu falo ‘eu vou usar, para tal coisa, tal evento’, roupas e sapato são os campeões, mas chega na hora eu uso sempre as mesmas roupas e aquela compra que eu fiz sem necessidade, só pensando no futuro, fica guardada para nenhuma ocasião”, contou.
O consumo rápido ao ver a marcação de promoção já rendeu até dor de cabeça para Thielly após cair em um golpe. “Eu entrei numa fria quando vi uma promoção de talheres pela internet. Olhei em outros lugares e o valor era menor, comprei, só que eu cai num golpe. Nunca recebi o código de rastreio, nem mensagem de volta, nada”, explicou.
Os golpes mais comuns, conforme o Procon/MS, são de clonagem de WhatsApp, os ligados a transferência de PIX e a venda falsa de produtos, como aconteceu com a empresária. O site reclame aqui, por exemplo, tem mais de 30 milhões de consumidores cadastrados e 500 mil empresas no banco de dados, em média, são feitas 45 mil reclamações por dia. Só em 2021 o site alcançou 5 bilhões de consultas antes de comprar algo ou contratar serviços, um cuidado que pode evitar dor de cabeça.
Umas das reclamações mais comuns, seja em sites ou no boca a boca, é da inexistência de troca de produtos comprados em promoção, o que é contra a lei. “Se um produto está com um vício, dano ou defeito isso deve ser protegido pela legislação independente do evento festivo. Se o consumidor identificar que algum estabelecimento está fazendo essa prática ou mesmo vendendo produtos fora do prazo de validade, ele deve imediatamente informar o Procon”, finalizou Salomão.