Veículos de Comunicação

INCLUSÃO E EDUCAÇÃO

Corumbá recebe primeiro curso presencial de educação paralímpica de Mato Grosso do Sul

Seminário gratuito será realizado nos dias 23 e 24 de outubro no campus da UFMS, com foco em esportes adaptados e capacitação de professores da rede básica

Seminário será realizado realizado nos dias 23 e 24 de outubro no campus da UFMS em Corumbá - Foto: Reprodução/UFMS
Seminário será realizado realizado nos dias 23 e 24 de outubro no campus da UFMS em Corumbá - Foto: Reprodução/UFMS

Corumbá será palco do primeiro curso presencial de educação paralímpica de Mato Grosso do Sul, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro no campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O seminário “Educação Paralímpica – Modalidades Paralímpicas” é gratuito e voltado a professores de Educação Física da rede básica, com o objetivo de fortalecer a inclusão de alunos com deficiência por meio do esporte.

A ação é fruto de uma parceria entre a UFMS, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Apae e a Prefeitura de Corumbá. O evento será dividido em duas etapas: o primeiro dia com conteúdos teóricos sobre educação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down, e o segundo com aulas teóricas e práticas sobre bocha, vôlei sentado e goalball.

De acordo com o coordenador da ação, professor Mateus Campana, o seminário marca um avanço para o estado e para o campus da UFMS em Corumbá. “O evento será inédito no estado de Mato Grosso do Sul e coloca a UFMS e, especialmente, o Câmpus do Pantanal e a cidade de Corumbá, na vanguarda regional dos esportes adaptados”, afirma.

Para participar, é preciso ter concluído três cursos on-line oferecidos pelo CPB: Movimento Paralímpico – Fundamentos Básicos do Esporte; Educação Física e Esporte para Estudantes com Síndrome de Down; e Educação Física Escolar e Autismo: Estratégias e Inclusão.

As formações devem ser realizadas nessa ordem, pois a conclusão de cada módulo libera o acesso ao próximo.

Campana explica que, inicialmente, o curso seria exclusivo para professores da rede municipal, mas a participação foi ampliada para alunos e docentes do curso de Educação Física do campus da UFMS.

“A abertura das inscrições para nossos alunos e docentes reforça a presença marcante da UFMS no processo de formação de pessoas conscientes e compromissadas com a missão e os objetivos da Universidade, e permite que desde a graduação nossos alunos possam vivenciar a prática dos esportes adaptados, facilitando suas atuações após estarem formados”, disse.

Ele acrescenta que a iniciativa fortalece a cooperação entre as instituições parceiras. “O CPB entra como grande divulgador e promotor de práticas esportivas inclusivas, para proporcionar às pessoas com deficiência uma real inclusão nas aulas de Educação Física assim como ganho de qualidade de vida, descoberta de potenciais e diminuição do sedentarismo, além de promover a convivência e a interação social das pessoas com deficiência”, completou.

O seminário integra a agenda nacional do Comitê Paralímpico Brasileiro, que tem promovido capacitações voltadas à educação inclusiva e à formação de professores em todo o país.

As inscrições devem ser feitas aqui. E o passo a passo deve ser feito conforme orientações contidas neste documento

*Com informações da UFMS