Veículos de Comunicação

SAÚDE

Curso gratuito sobre cuidados com idosos chega a 33 municípios de MS em 2026

Capacitação do Senar/MS terá 42 turmas ao longo do ano e é aberta a idosos, familiares e profissionais que lidam com a rotina de cuidados

Capacitação do Senar/MS terá 42 turmas ao longo do ano - Foto: Divulgação/Sistema Famasul
Capacitação do Senar/MS terá 42 turmas ao longo do ano - Foto: Divulgação/Sistema Famasul

Com o avanço do envelhecimento no país, especialmente nas áreas rurais, o acesso a orientações básicas sobre cuidados com a terceira idade tem se tornado uma necessidade cada vez mais presente em Mato Grosso do Sul.

Em 2026, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) vai ampliar a oferta do curso gratuito “Saúde do Idoso”, que deve chegar a 33 municípios do Estado ao longo do ano.

A programação prevê 42 turmas, aumento expressivo em relação a 2025, quando a iniciativa foi aplicada em formato piloto com apenas cinco turmas. A proposta é atender tanto idosos quanto familiares e profissionais que convivem com a rotina de cuidados, oferecendo informações práticas para evitar erros comuns e melhorar o dia a dia de quem precisa de acompanhamento.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,4% da população da zona rural brasileira tem 60 anos ou mais, cenário que reforça a necessidade de ações voltadas à prevenção, autocuidado e qualidade de vida na terceira idade.

Como funciona o curso

A capacitação tem duração de três dias, com aulas nos períodos da manhã e da tarde. O modelo combina 60% de conteúdo teórico e 40% de atividades práticas, com entrega de certificado ao final.

O curso não tem o objetivo de formar cuidadores profissionais, mas sim repassar orientações consideradas essenciais para quem cuida de idosos dentro de casa ou precisa lidar com situações comuns no dia a dia.

Entre os participantes, está a agente comunitária de saúde Gilda Carvalho, que fez o curso em Sidrolândia e afirma que o conteúdo ajuda diretamente no trabalho com a população.

“Quem trabalha com idoso, muitas vezes sente falta desse conhecimento para auxiliar no cuidado. Esse curso veio para ampliar nossa visão sobre o idoso, a saúde dele e as limitações”, disse.

Orientações vão além da teoria

O consultor de odontologia do Senar/MS e responsável pelo programa, Adilton Junior, avalia que a busca por capacitação na área deixou de ser apenas um diferencial.

“A busca por capacitação na saúde do idoso deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade estratégica, tanto para profissionais quanto para familiares”, afirmou.

Segundo ele, o conteúdo também é voltado para quem precisa de conhecimento para cuidar de familiares dentro de casa.

“Muitos buscam esses cursos não para trabalhar na área, mas para cuidar de seus próprios pais ou avós com segurança. Ter noções básicas sobre troca de curativos, suporte básico de vida, uso correto de medicações e cuidados simples ajuda a evitar erros comuns e contribui diretamente para a qualidade de vida do idoso”, completou.

Onde buscar informações e como se inscrever

Neste primeiro momento, já é possível buscar informações sobre o curso nos Sindicatos Rurais de municípios como:

Bela Vista, Bodoquena, Campo Grande (com realização em Rochedo), Fátima do Sul, Ivinhema, Maracaju, Miranda, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Porto Murtinho e Sidrolândia.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente no Sindicato Rural da cidade onde o curso será realizado.

*Com informações da Famasul