Veículos de Comunicação

POLÍTICA

Deputados aprovam Sérgio de Paula para o TCE/MS

Nome foi aprovado em discussão única e preencherá a vaga aberta com a aposentadoria de Jerson Domingos

Sérgio de Paula (Foto: Reprodução/ Governo de MS)
Sérgio de Paula (Foto: Reprodução/ Governo de MS)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, nesta quarta-feira (19), em discussão única, o nome de Sérgio de Paula para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS). A indicação foi apresentada pela Mesa Diretora no Projeto de Decreto Legislativo 16/2025 e ocorre após a aposentadoria do conselheiro Jerson Domingos.

Pela Constituição Estadual, quatro das sete vagas do Tribunal de Contas são de indicação da Assembleia. O projeto atendeu ao requisito mínimo de assinatura de um terço dos deputados para ser levado ao plenário. Na votação, a indicação recebeu 21 votos favoráveis e um contrário, do deputado João Henrique (PL).

A Constituição Federal exige que o indicado ao cargo de conselheiro tenha mais de 35 anos, reputação ilibada, idoneidade moral e notório conhecimento técnico com mais de dez anos de atuação. A Mesa Diretora afirmou que Sérgio de Paula cumpre todos os critérios, conforme análise curricular.

Trajetória

Nascido em Andradina (SP), em 1959, Sérgio de Paula é formado em Ciências Contábeis e tem pós-graduação em Auditoria e Gestão Pública. Trabalhou por mais de 16 anos no setor bancário, no extinto Banco Real, em áreas técnicas e gerenciais.

Ingressou no serviço público em 1996, quando assumiu a Secretaria Municipal de Fazenda de Dourados. Foi diretor-geral da Assomasul entre 1997 e 2004 e atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de 2007 a 2015.

No governo de Reinaldo Azambuja, ocupou diferentes funções, como secretário-chefe da Casa Civil e secretário especial de Gestão Política, entre 2015 e 2022. Depois, representou o governo estadual no Escritório de Relação Institucional e Política, em Brasília. Ele também presidiu o PSDB de Mato Grosso do Sul entre 2019 e 2022.

Com a aprovação, a Assembleia dará sequência aos procedimentos formais para a nomeação de Sérgio de Paula ao Tribunal de Contas.