
A Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua realiza neste domingo (28), às 16h, a missa única de encerramento do Jubileu da Esperança, celebração que reunirá todos os párocos e religiosos da diocese e deve atrair cerca de 7 mil fiéis, no Centro da cidade.
Por conta do evento, haverá bloqueio de ruas no entorno da Catedral, com interdições que começam já na sexta-feira (26) e seguem até a próxima segunda-feira (29), exigindo atenção redobrada de motoristas e pedestres.
A celebração solene será presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Dimas e marca o encerramento oficial do tempo jubilar vivido pela Igreja Católica Apostólica Romana. Excepcionalmente neste dia, não haverá missas no período vespertino e noturno nas demais paróquias, já que todo o clero diocesano estará reunido no evento central.
Para acolher o público esperado, a organização montou uma estrutura especial com telões, tendas e praça de alimentação, com o objetivo de garantir conforto, organização e melhor visibilidade da celebração.
Bloqueios no trânsito
Em razão da montagem da estrutura e da realização da missa, algumas vias do Centro terão o tráfego interrompido. A Travessa Lydia Baís ficará totalmente bloqueada a partir das 15h de sexta-feira (26) até 15h de segunda-feira (29). Já a Rua Sete de Setembro, no trecho entre a Rua 14 de Julho e a Rua Calógeras, será interditada das 6h de sábado (27) até 14h de segunda-feira (29).
A orientação é que fiéis e moradores utilizem rotas alternativas e cheguem com antecedência para evitar transtornos e garantir a participação na celebração.
Jubileu da Esperança
O Jubileu é uma tradição milenar da Igreja Católica e representa um tempo especial de graça, perdão, reconciliação e renovação espiritual. Neste ano, o Jubileu tem como tema a Esperança, virtude que, segundo a Igreja, fortalece a fé, o amor e o compromisso com um futuro melhor.
Os Jubileus Ordinários acontecem a cada 25 anos e são marcados, entre outros símbolos, pela abertura das Portas Santas em basílicas designadas, além da concessão de indulgências e incentivo à oração, peregrinação e reconciliação dos fiéis.
A missa de domingo encerra oficialmente esse período jubilar na diocese, reunindo a comunidade católica em um momento de fé e unidade.