A Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu alerta aos 79 municípios sobre o surto de Micobacteriose pós procedimentos estéticos realizados em serviço de saúde no Paraguai. Segundo a nota, até o momento, 11 casos estão em investigação, sendo seis confirmados para Mycobacterium abscessos, três pacientes brasileiros e três paraguaios.
Os procedimentos envolvidos são prótese de mama, abdominoplastia e lipoaspiração. Os exames demonstram cepas com resistência a várias classes de antimicrobianos. A Vigilância Sanitária também atua na fiscalização dos estabelecimentos estéticos e orienta aqueles pacientes que passaram por procedimentos, que a qualquer sintoma, procure atendimento médico ou uma unidade de saúde pública.
Micobactéria
A micobactéria de crescimento rápido (MCR) é um microrganismo encontrado no solo, na água e eventualmente no ser humano, que pode causar danos e atrasos na recuperação de pacientes submetidos a procedimentos invasivos.
A MCR se tornou um agente de monitoramento por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após a ocorrência de surtos locais distribuídos pelo país entre os anos de 2003 a 2008, principalmente; onde mais de 2.000 casos de infecção pela doença foram identificados.
A transmissão normalmente estava relacionada ao inadequado processamento de produtos para saúde utilizados em procedimentos invasivos. Diante da necessidade de acompanhamento nacional do perfil epidemiológico e sanitário destes eventos e da necessidade de estabelecer respostas rápidas e proporcionais ao perfil de cada ocorrência, tornou-se necessário estabelecer um fluxo padronizado de notificação, para todos os serviços de saúde.