Veículos de Comunicação

CULTURA

Festival Curta Campo Grande abre inscrições para laboratório que estimula produção audiovisual sul-mato-grossense

aboratório vai escolher seis projetos de ficção; Inscrições seguem até 31 de outubro

As produções devem ter roteiros originais ou adaptações literárias  de  realizadores sul-mato-grossenses - Reprodução/Agência Brasil
As produções devem ter roteiros originais ou adaptações literárias de realizadores sul-mato-grossenses - Reprodução/Agência Brasil

O Festival Curta Campo Grande 2025 recebe até 31 de outubro as inscrições para o 2º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem, iniciativa voltada a incentivar a criação e o desenvolvimento de novas produções audiovisuais no estado e oferecer orientação de profissionais experientes, aproximando realizadores locais do mercado nacional. O encontro será presencial no dia 13 de novembro, durante o festival.

O laboratório vai selecionar até seis projetos inéditos de ficção, baseados em roteiros originais ou adaptações literárias de realizadores sul-mato-grossenses. Cada participante terá cinco minutos para apresentar a proposta e outros cinco para responder às perguntas da banca. O projeto escolhido receberá mentoria do programa Paradiso Multiplica, do Projeto Paradiso, com acompanhamento online feito por um profissional indicado conforme o perfil do trabalho.

Os interessados devem preencher o formulário e exige sinopse, roteiro entre cinco e quinze páginas, descrição dos personagens, proposta de direção e ficha técnica com minibiografias. Apenas um projeto por realizador será aceito, e documentários não entram na seleção, exceto se tiverem caráter ficcional.

As produções desenvolvidas a partir dos projetos escolhidos deverão incluir nos créditos a menção de participação no laboratório e exibir o selo de apoio do festival e do Paradiso Multiplica. O resultado será divulgado durante a cerimônia de premiação do Festival Curta Campo Grande.

A primeira edição do laboratório, em 2024, focou em consultorias de roteiro e, neste ano, o formato foi ampliado com a parceria do Projeto Paradiso, que atua na formação e qualificação de cineastas por meio de bolsas, mentorias e cursos em colaboração com instituições brasileiras e internacionais. A rede de mentores inclui nomes como Fernando Coimbra, Julia Murat, Aly Muritiba e Dira Paes.

O evento integra as ações financiadas pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundac.

Serviço

Inscrições: até 31 de outubro de 2025
Laboratório: 13 de novembro, em Campo Grande (MS)
Formulário: https://forms.gle/ATdoHRg3mS7jeLc96
Mais informações: @festivalcurtacampogrande