Policiais civis da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros – GARRAS – realizaram a prisão de integrantes de uma associação criminosa que atuava no transporte e despacho de perfumes importados sem nota fiscal em Campo Grande. A operação, realizada nesta segunda-feira (13), faz parte da Operação Protetor das Divisas e das Fronteiras.
A ação começou após denúncia de que um homem de 38 anos transportava produtos contrabandeados na modalidade conhecida como “formiguinha”, ou seja, transporte de pequenas quantidades de produtos contrabandeados ou descaminhados de forma contínua, para uma associação criminosa no bairro Coronel Antonino.
Durante monitoramento, os policiais observaram a entrada de um veículo Etios conduzido por um homem de 54 anos e, pouco depois, outro veículo Fiat Doblo com o suspeito. Ao tentar entrar no imóvel, ele foi abordado pelos agentes enquanto tentava fugir.
Dentro do veículo foram encontrados perfumes importados sem nota fiscal e, ao entrarem no imóvel, os policiais surpreenderam várias pessoas envolvidas no despacho dos produtos, que eram enviados pelos Correios e pela plataforma Shopee. Os gerentes e motoristas foram presos em flagrante, enquanto os demais funcionários foram ouvidos como testemunhas e liberados.
Os indiciados pagaram fiança equivalente a 20 salários mínimos e responderão ao processo em liberdade. A Receita Federal avaliou os produtos apreendidos entre 10 e 20 milhões de reais e determinou o recolhimento das mercadorias.
A operação envolveu a GARRAS, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, a Coordenação-Geral de Fronteira (CGFron), a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), Secretaria Nacional de Segurança Pública e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
*Com informações e fotos de PCMS