Veículos de Comunicação

CAPACITAÇÃO

Curso forma primeira turma de mecânicos florestais em Bataguassu

Formação gratuita inclui mulheres e reforça demanda do setor em MS

Turma contou com 25 alunos - Foto: Reprodução/ MS Florestal
Turma contou com 25 alunos - Foto: Reprodução/ MS Florestal

Um curso inédito voltado à formação de mecânicos em máquinas florestais começou nesta semana em Bataguassu, no leste de Mato Grosso do Sul. A capacitação é resultado de uma parceria entre a MS Florestal e o Senai-MS e vai prepararC da região para atuar em um dos setores que mais crescem no estado. A carga horária do curso é de 340 horas e as aulas seguem até setembro.

A turma marca o início de um novo projeto de qualificação profissional voltado à demanda da indústria florestal, com foco em operação e manutenção de máquinas utilizadas na colheita e manejo de eucalipto. Os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos, com o objetivo de formar profissionais prontos para atuar de forma segura e eficiente no campo.

Com forte presença no estado, a silvicultura tem ganhado cada vez mais espaço. Mato Grosso do Sul é líder nacional em sistemas integrados de produção que combinam lavoura, pecuária e floresta. Segundo dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o setor já gera mais de 2,6 milhões de empregos diretos e indiretos em todo o país.

O curso também representa um avanço na inclusão de gênero. Entre os alunos está Roni Lima, que disse ter se surpreendido ao saber que mulheres também podiam se inscrever.

Achei que fosse só para homens. Mas sempre fui curiosa e quero aprender. Estou cheia de expectativas”, afirmou.

Outro aluno, Luciano de Souza, destacou o potencial de mudança que a formação pode trazer. “Vejo que a silvicultura está crescendo e quero aproveitar essa oportunidade”, disse.

A expectativa é de que a formação ajude a suprir a demanda crescente por profissionais no setor florestal, que tem expandido sua presença no estado e atraído investimentos, especialmente em regiões como Água Clara, Três Lagoas e Bataguassu.