
O primeiro dia do Enem 2025 registrou 27% de abstenção, praticamente o mesmo índice do ano passado. Mais de 4,8 milhões de candidatos participaram do exame, realizado em 1.805 municípios de todo o país. Em Mato Grosso do Sul 57.941 pessoas se inscreveram para a prova.
Durante o domingo (9), 3,2 mil participantes foram eliminados, em todo o país, por descumprirem regras, como uso de celular e saída antecipada. Segundo o Ministério da Educação, a aplicação ocorreu normalmente, sem incidentes graves.
Análise das Provas e Tema da Redação
Análise do Enem 2025 e Tema da Redação
As provas, com 90 questões, cobraram linguagens, ciências humanas e redação. O tema proposto foi “As perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, elogiado por especialistas pela relevância social e incentivo à reflexão sobre o etarismo. O ministro da educação, Camilo Santana, defendeu o tema da redação.
“Achei que foi um tema muito atual e que exige de todos nós brasileiros um olhar muito cuidadoso, porque o país começou a inverter a sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas”.
O gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (13). O segundo dia de provas acontece no próximo domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática.
Utilização da Nota do Enem
Além de avaliar o ensino nas escolas, o Enem é a principal porta de entrada em universidades, principalmente nas públicas. A nota pode ser usada pelos estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado às públicas, e no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os dois direcionados a instituições particulares.