Veículos de Comunicação

OPORTUNIDADE

Mestrado da FGV oferece 36 bolsas para profissionais da comunicação com foco social

Curso é voltado a quem atua no terceiro setor, ESG ou órgãos públicos

Curso é voltado a quem atua no terceiro setor, ESG ou órgãos públicos - Foto: Divulgação/FGV
Curso é voltado a quem atua no terceiro setor, ESG ou órgãos públicos - Foto: Divulgação/FGV

Profissionais que atuam em organizações sociais, fundações, áreas de responsabilidade social de empresas ou com políticas públicas têm até o dia 12 de junho para se inscrever no processo seletivo do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, oferecido pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Ao todo, estão disponíveis 36 bolsas de estudo integrais, voltadas especialmente a quem atua em projetos de impacto social.

O programa é fruto de uma parceria entre a Escola de Comunicação da FGV, a Fundação Itaú e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). O curso tem previsão de início no segundo semestre deste ano e pretende formar profissionais preparados para lidar com as transformações digitais e os desafios contemporâneos da comunicação.

Foco em impacto, diversidade e inovação

Das bolsas integrais oferecidas, 30 são financiadas pela Fundação Itaú e 6 pela própria FGV. A seleção prioriza candidatos que já atuam no terceiro setor, em organizações da sociedade civil, áreas de ESG (ambiental, social e governança) ou órgãos públicos.

Outros critérios considerados são a experiência em liderança e a diversidade de perfil — étnico-racial, regional e de gênero.

O curso também está alinhado aos debates mais atuais da área. Entre os temas abordados na grade curricular estão cultura de dados, estratégias digitais e os impactos da inteligência artificial na comunicação.

Segundo a direção da FGV, o objetivo é capacitar profissionais que possam atuar tanto no mercado quanto na produção acadêmica.

Formação para o novo cenário digital

O diretor da Escola de Comunicação da FGV, Marco Ruediger, afirma que o curso responde a uma demanda urgente do mercado por profissionais com preparo técnico e visão crítica.

“A digitalização avança em todas as áreas. Precisamos de gente pronta para enfrentar os desafios que vêm com ela, como o uso de inteligência artificial e as mudanças nos modelos de relacionamento e informação”, diz.

A proposta do curso também contempla a formação de pesquisadores e docentes, além de profissionais com perfil para liderar processos de inovação em comunicação dentro de suas instituições.

Como se inscrever

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição online e apresentar documentos como projeto de pesquisa, currículo, carta de motivação e carta de recomendação. As informações completas estão disponíveis no site da FGV.

O curso é presencial e será realizado em São Paulo.

*Com informações da FGV