Veículos de Comunicação

SAÚDE

MS recebe 50 mil doses de vacina contra meningite para reforço em crianças

Imunização passa a ser aplicada aos 12 meses e amplia proteção contra formas graves da doença

Todos os municípios do estado estão dentro da cobertura vacinal - Foto: Reprodução Agência do Governo de MS
Todos os municípios do estado estão dentro da cobertura vacinal - Foto: Reprodução Agência do Governo de MS

Neste ano, Mato Grosso do Sul já recebeu mais de 50 mil doses da vacina meningocócica ACWY, destinada ao reforço em crianças de 12 meses. A aplicação da vacina passou a ser ofertada pela rede pública de todo o país em junho, por determinação do Ministério da Saúde e a estimativa é imunizar 44 mil crianças em todo o estado.

A vacina protege contra quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis (A, C, W e Y), causadora de meningites e infecções graves que podem levar à morte em poucas horas. Os 79 municípios do estado estão inseridos no sistema de distribuição e rotina do Programa Nacional de Imunizações.

A vacina ACWY substitui a meningocócica C no reforço aplicado aos 12 meses que, até então, era oferecida apenas para adolescentes de 11 a 14 anos, seguindo assim as Diretrizes Brasileiras para Enfrentamento das Meningites até 2030 e o plano da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O que é a meningite?

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. A forma bacteriana é a mais grave e pode causar morte ou sequelas como surdez, paralisia e danos neurológicos. A vacina é a principal forma de prevenção.