Neste ano, Mato Grosso do Sul já recebeu mais de 50 mil doses da vacina meningocócica ACWY, destinada ao reforço em crianças de 12 meses. A aplicação da vacina passou a ser ofertada pela rede pública de todo o país em junho, por determinação do Ministério da Saúde e a estimativa é imunizar 44 mil crianças em todo o estado.
A vacina protege contra quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis (A, C, W e Y), causadora de meningites e infecções graves que podem levar à morte em poucas horas. Os 79 municípios do estado estão inseridos no sistema de distribuição e rotina do Programa Nacional de Imunizações.
A vacina ACWY substitui a meningocócica C no reforço aplicado aos 12 meses que, até então, era oferecida apenas para adolescentes de 11 a 14 anos, seguindo assim as Diretrizes Brasileiras para Enfrentamento das Meningites até 2030 e o plano da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O que é a meningite?
A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. A forma bacteriana é a mais grave e pode causar morte ou sequelas como surdez, paralisia e danos neurológicos. A vacina é a principal forma de prevenção.