Veículos de Comunicação

Entrevista CBN

"Não houve negligência, nem descaso durante a pandemia" afirma Sesau

Secretário José Mauro Filho esclarece sobre mortes de pacientes covid em UPAS da capital

Secretário José Mauro Filho esclarece sobre mortes de pacientes covid em UPAS da capital - Foto: Isabelly Melo/CBN
Secretário José Mauro Filho esclarece sobre mortes de pacientes covid em UPAS da capital - Foto: Isabelly Melo/CBN

O secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, disse que a afirmação feita por Geraldo Resende, secretário estadual de saúde de Mato Grosso do Sul, de que o município não encaminhou pacientes, que morreram por covid, para leitos de UTI não é válida.

“Vem uma declaração num momento político importante, onde o prefeito se lança candidato, e isso não pode ser passado à população diante de um inquérito civil público aberto no final do ano pela Promotoria de Saúde que foi recentemente arquivado”, afirmou.

Conforme o secretário municipal, o inquérito constatou que as unidades de saúde tiveram estrutura para absorver o impacto e por esse motivo foi arquivado. “Essa fala não agride apenas o prefeito, todos os trabalhadores da saúde são agredidos com uma fala como essa”, pontuou.

José Mauro disse ainda que algumas mortes pontuadas na fala do secretário estadual de saúde não foram por covid. “São pacientes que caem, se acidentam, chegam em estado de óbito dentro de uma ambulância e são contabilizados nas UPAS. A grande maioria nem se quer teve a oportunidade de ser inserida na regulação por falta de condições clínicas”, finalizou.

Segundo ele, as UPAS da capital tiveram, em média, 305 pacientes por mês atendidos, entubados e encaminhados para hospitais. Confira a entrevista completa: