
Vinte e sete bombeiros militares concluíram nesta quinta-feira (3) o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF), em Campo Grande. A capacitação é parte da preparação da Operação Pantanal 2025, que busca ampliar a resposta do estado aos focos de queimadas na região. A formatura ocorreu na sede da Diretoria de Proteção Ambiental.
Dos formandos, 25 são de Mato Grosso do Sul, um do Rio de Janeiro e outro da Bahia. Todos passam agora a integrar o efetivo especializado que será mobilizado para atuar em áreas críticas do bioma pantaneiro, onde a incidência de incêndios florestais cresce durante o período seco.
Com duração de dez semanas e carga horária de 545 horas, o curso abordou técnicas específicas de combate a incêndios florestais, uso de equipamentos, segurança em operações, estratégias de atuação e conhecimentos sobre os biomas locais.
A capacitação também exigiu preparo físico rigoroso, já que as atividades simulam condições reais, como longas caminhadas, calor extremo e atuação prolongada em áreas isoladas.
Durante a cerimônia de formatura, os novos combatentes receberam o brevê — insígnia simbólica da conclusão — das mãos dos familiares. Os três primeiros colocados foram homenageados com uma versão artesanal do distintivo, feita em madeira.
O cabo Eliezer Martins Mangerotti, escolhido como orador da turma, destacou o impacto da formação.
“Aprendemos que nem a exaustão e nem o desconforto podem parar um combatente florestal, pois o que está em jogo são vidas. O que nos move é o amor ao próximo e a preparação para prevenir, salvar e combater.”
O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Adriano Noleto Rampazo, também participou do evento e ressaltou que o Estado se tornou referência nacional em combate a incêndios florestais, especialmente pelas características únicas do Pantanal.
“Somos referência no Brasil devido ao trabalho desenvolvido aqui, com situações específicas como os incêndios subterrâneos, que não ocorrem em outros estados.”
A presença de bombeiros de outros estados foi destacada como sinal do reconhecimento técnico da corporação sul-mato-grossense.
“Receber alunos do Rio de Janeiro e da Bahia demonstra a confiança nacional na nossa capacidade, não apenas no combate florestal, mas em outras áreas como o off-road”, afirmou Rampazo.
A solenidade contou ainda com a presença do major Eduardo Rachid Teixeira, subdiretor da DPA, além de outras autoridades e familiares dos formandos.
*Com informações do Corpo de Bombeiros de MS