
A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta quinta-feira (15), três ordens judiciais relacionadas a investigações de violência doméstica e familiar contra a mulher em Campo Grande. As ações resultaram no cumprimento de um mandado de prisão preventiva e de dois mandados de monitoração eletrônica, com uso de tornozeleira, expedidos pelo Judiciário da capital.
As diligências foram realizadas pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e fazem parte de procedimentos que apuram ameaças, agressões e descumprimento de medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha.
Em um dos casos, um homem de 48 anos teve a prisão preventiva decretada por suspeita de episódios de violência doméstica contra a ex-companheira, de 52 anos. De acordo com os registros policiais, as ameaças. agressões e descumprimentos de ordens judiciais ocorreram em diferentes datas ao longo de 2025, na residência da vítima. A prisão foi determinada diante da reincidência das condutas e do risco à integridade física e psicológica da mulher.
Nos outros dois procedimentos, a Justiça determinou a imposição de monitoração eletrônica como medida cautelar alternativa à prisão. Em um deles, um homem de 56 anos é investigado por ameaçar a ex-companheira, de 42 anos, no bairro Residencial Terra Morena. Segundo a Polícia, mesmo ciente das medidas protetivas em vigor, o suspeito teria feito ameaças graves, incluindo menção à possibilidade de matar a vítima. O caso ocorreu em novembro de 2025 e possui histórico anterior de registros de violência doméstica.
No terceiro caso, um homem de 47 anos passou a ser monitorado eletronicamente após ser acusado de condutas intimidatórias e violação de medidas protetivas contra uma mulher de 39 anos. Os fatos também teriam ocorrido no contexto doméstico e familiar, em Campo Grande, e motivaram a representação policial para reforçar o controle do cumprimento das ordens judiciais.
Os mandados foram cumpridos nesta manhã. As investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos e posterior encaminhamento dos procedimentos ao Poder Judiciário.
*Com informações da Polícia Civil