Veículos de Comunicação

PREVENÇÃO

Vacinação antirrábica de cães e gatos começa na segunda-feira em Campo Grande

Campanha da CCZ estima imunizar cerca de 180 mil animais em visitas domiciliares

Vacinação é a principal medida preventiva contra a raiva para animais e humanos - Reprodção/Prefeitura de Campo Grande
Vacinação é a principal medida preventiva contra a raiva para animais e humanos - Reprodção/Prefeitura de Campo Grande

A Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos promovida pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande começa nesta segunda-feira (4), pela Região Urbana do Segredo, com expectativa de vacinar aproximadamente 180 mil animais.

A ação terá início simbólico no Parque Tarsila do Amaral, às 8h e contará com 64 agentes de endemias, divididos em duplas, que percorrerão cerca de 300 mil imóveis em visitas domiciliares. Os tutores que não forem encontrados em casa durante a passagem das equipes poderão se dirigir à sede da CCZ para imunizar seus animais. Além das visitas, dois “Dias D” com vacinação em pontos fixos estão previstos e terão as datas divulgadas em breve pelo CCZ.

A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central e, nos cães e gatos, pode se manifestar com mudanças de comportamento, agressividade, salivação excessiva, paralisia e, nos estágios finais, morte.

Cães e gatos são naturalmente curiosos e podem interagir com morcegos encontrados caídos no chão, desorientados ou com dificuldade para voar — comportamento comum em animais infectados, o que pode levar à transmissão do vírus da raiva, que se espalha pela saliva do animal contaminado, geralmente por mordidas.

Casos de raiva

No dia 8 de julho, o CCZ confirmou o nono morcego positivo para o vírus da raiva dentro do perímetro urbano da cidade, desta vez encontrado na região do bairro São Francisco. O número supera o total de casos em 2024, em que seis morcegos com raiva foram foram confirmados na cidade.

A CCZ reforça que, ao encontrar um morcego em situação anormal — como caído no chão ou dentro de algum imóvel — é fundamental isolar o animal e jamais tocá-lo.

O que fazer ao encontrar um morcego:

  • Isole o animal, mantendo pessoas e pets afastados;
  • Não toque no morcego sob nenhuma hipótese;
  • Entre em contato imediatamente com a CCZ para solicitar o recolhimento do animal.

O telefone principal do CCZ é (67) 3313-5000. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 7h às 17h, pelos números (67) 2020-1801 ou (67) 2020-1789, e das 17h às 21h, além de sábados, domingos e feriados das 6h às 22h, pelo número (67) 2020-1794.