RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

Seca severa pode zerar produtividade da soja em alguns municípios de MS

Localidades com solos arenosos que fizeram a semeadura com antecedência foram as mais prejudicadas, segundo presidente da Aprosoja

Por Giovanna Dauzacker
04/01/2022 • 08h00
Compartilhar

A estiagem severa que atinge Mato Grosso do Sul, provocada pelo fenômeno climático La Niña, tem causado prejuízos em produções agropecuárias. Na cultura da soja, que está se desenvolvendo nas lavouras, por exemplo, já são esperadas perdas consolidadas de produção.

“Nesses municípios de solos mais arenosos, onde os produtores fizeram a semeadura antecipada, a gente já tem produtividade muito prejudicada porque a soja não conseguiu nem colocar vagem. E isso faz com que o sojicultor tenha, realmente, produtividade muito abaixo da expectativa, até mesmo zerada, como já tivemos relatos”, explica o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja MS), André Dobashi.

As perdas serão contabilizadas durante os próximos sete dias por técnicos do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA MS), ainda segundo Dobashi. No entanto, de acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a estimativa é de que sejam colhidas menos de 58 sacas por hectare.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Seria uma safra recorde porque nossa área plantada é a maior da história, com 3,8 milhões de hectares. Portanto a previsão era colher 12,7 milhões de toneladas de soja, mas isso já não deve ocorrer. Não temos estimados o tamanho das perdas, os técnicos sairão agora a campo fazer esse estudo, porém em algumas lavouras da região Sul, que concentra 65% da área plantada com soja, já tivemos perdas consolidadas”.

A situação de estiagem deve continuar, segundo o Monitor de Seca da Agência Nacional de Água (ANA). Segundo o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, todos os municípios estão enfrentando seca de moderada a extrema. “As chuvas estão entre 40 a 50% abaixo da média histórica e a tendência é essa situação perdurar até março”.

Situação de emergência

Em razão da seca, o governo do Estado declarou situação de emergência nos 79 municípios sul-mato-grossenses. Durante o período em que o decreto vigorar, será feito um levantamento de quantos produtores rurais são cobertos por seguro agrícola em programas como Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), assim como sobre nível de perda da safra de soja, em função da estiagem.

“Temos que saber o tamanhão do impacto (safra de soja). Lembrando que a estimativa é de 12.770.000 toneladas. A primeira medida importante já foi tomada pelo Estado que é decretar situação de emergência em todas as cidades do Estado”, disse Verruck.

Com o decreto, os produtores afetados pela estiagem este ano, poderão fazer a renegociação das dívidas com os bancos e conseguir recursos com mais facilidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande