RÁDIOS
Paranaíba, 26 de abril

Paranaíba registra 14 focos de raiva animal em fazendas

Focos estão localizados em diversas regiões rurais e proprietários foram notificados

Por Talita Matsushita
25/09/2021 • 08h21
Compartilhar

Pelo menos 14 propriedades rurais de Paranaíba estão monitoradas pelo Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). A região está em estado de alerta desde o início do ano, quando foram vistoriados mais de 163 abrigos de morcegos-vampiros. O Sindicato Rural faz alerta para que os produtores vacinem os animais ainda em 2021.

Conforme levantamento do Iagro, no ano passado cerca de 18 mil doses de vacinas contra raiva foram aplicadas no rebanho de Paranaíba, levando em conta que são duas doses por animais. Apenas 9 mil animais foram vacinados. O rebanho do município é estimado em cerca de 400 mil, fato que gera preocupação, devido ao baixo índice vacinal contra raiva registrado em 2020. 

Os focos estão localizados em diversas regiões rurais e onde há os focos os proprietários foram notificados a imunizar os bovinos e equinos. Em comum, os locais são região de morro, com grande oferta de possíveis abrigos aos morcegos , em especial, ao morcego hematófago.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O número de animais mortos pela doença não foi divulgado, mas conforme Fábio Macedo, presidente do Sindicato Rural, está aumentado a região demográfica dos focos e isso preocupa, principalmente pelo fato de ser uma zoonose. 

“O produtor pode tentar controlar com a prevenção e isso só acontece com a vacinação contra raiva. A gente ressalta isso agora por que se o produtor fizer a primeira aplicação da dose no mês de outubro, a segunda dose pode ser aplicada em novembro, que tem a campanha de controle da aftosa, pois o gado já vai ter que ir no curral e pode aproveitar esta oportunidade. Não é obrigatório, mas é recomendado”, destaca.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba