
O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) alcançou a 2ª maior marca histórica em apreensões de drogas no Mato Grosso do Sul, desde a criação da Unidade. Com 196,5 toneladas de drogas apreendidas somente este ano, o volume supera o registrado em 2021, quando foram apreendidos 195.034 quilos de entorpecentes.
O montante contabilizado neste ano representa um aumento superior a 30% em relação a 2024, quando o DOF retirou de circulação 150 toneladas de drogas no Estado.
De acordo com as informações policiais, o maior volume histórico de apreensões foi registrado em 2020, com 264 toneladas, período marcado pelo auge da pandemia da Covid-19, que impactou diretamente a dinâmica do tráfico e influenciou significativamente os resultados operacionais daquele ano e de 2021.
Nos demais períodos, o DOF apreendeu 107 toneladas em 2019, 140 toneladas em 2022 e 117 toneladas em 2023. No acumulado entre 2017 e 2025, o Departamento já retirou de circulação 1.348 toneladas de drogas em Mato Grosso do Sul.
Ainda em 2025, policiais militares do DOF apreenderam 741 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai, além de 30,3 toneladas e 4,1 mil litros de defensivos agrícolas. Os números representam um crescimento de 9% nas apreensões de cigarros e de mais de 350% nos defensivos agrícolas, em comparação com o ano de 2024.
No mesmo período, o DOF prendeu 498 pessoas envolvidas em crimes transfronteiriços em Mato Grosso do Sul e apreendeu 547 veículos utilizados pelas organizações criminosas. Somente neste ano, a Unidade também recuperou 121 veículos roubados ou furtados.
Os resultados operacionais alcançados em 2025 pelo DOF causaram um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 700 milhões ao crime organizado, reforçando a importância da atuação da Unidade no combate aos crimes na região de fronteira.