
O Plano de Aplicação de Recursos (PAR) de Dourados foi aprovado pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal, e a cidade deve receber R$ 6.727.794,64 até 2029 para investimentos no setor, segundo divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Com a adesão ao Programa, Dourados receberá repasses anuais, que serão divididos em R$ 1.681.948,66 até 2029. A previsão é de que a primeira etapa dos recursos seja paga ainda em novembro de 2025.
“Este resultado confirma a seriedade do trabalho realizado pela equipe. Com isso, Dourados dá mais um passo rumo à consolidação de um sistema cultural mais plural e com maior circulação dos investimentos”, afirma a secretária municipal de Cultura, Gisella Melo Dourado.
De acordo com a secretária, os recursos anuais serão aplicados em ações como: seleção de projetos culturais que estimulem diversas manifestações artísticas do município; fomento a Pontos de Cultura que ampliem o acesso da população a bens e serviços culturais em seus territórios; contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) para execução de ações culturais; além da manutenção e ampliação do Museu Histórico e Cultural de Dourados.
O montante é proveniente da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, uma iniciativa histórica que amplia o acesso ao financiamento cultural no país. Com repasses contínuos para estados, municípios e o Distrito Federal, a política contribui para estruturar o sistema federativo de cultura, em articulação com o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC).