Veículos de Comunicação

Previsão do Tempo

Dourados tem alerta de chuvas intensas com ventos de até 60 km por hora, segundo o Inmet

O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, de 40 a 60 km/h.  (Reprodução)
O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, de 40 a 60 km/h. (Reprodução)

Dourados está um aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de perigo potencial para chuvas intensas, com validade até às 10 horas de terça-feira (23).

O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, de 40 a 60 km/h.

Ainda de acordo com o aviso do Inmet, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Verão

O verão começou neste domingo (21) no Hemisfério Sul e se estende até dia 20 de março de 2026. Devido ao movimento natural do globo terrestre, há maior incidência de raios solares no Hemisfério Sul nesse período do ano, o que provoca aumento das temperaturas e, consequentemente, maior evaporação e disponibilidade de umidade na atmosfera que se converte em chuvas intensas. Os dias são mais longos e que as noites em função da maior radiação solar.

A previsão divulgada por técnicos do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), aponta para ocorrência de um Verão com chuvas irregulares, podendo ficar abaixo ou acima da média histórica, porém com temperaturas ligeiramente elevadas para o período.

Outra característica marcante do verão é a ocorrência de rápidas e frequentes mudanças nas condições do tempo. “São comuns as chuvas de curta duração e forte intensidade, conhecidas como chuvas de Verão, pancadas de chuva ou, tecnicamente, chuvas convectivas. Dependendo do ambiente atmosférico atuante, esses eventos podem evoluir para tempestades intensas, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e, ocasionalmente, granizo”, descrevem os meteorologistas.