
A Polícia Civil de Fátima do Sul emitiu, nesta terça-feira (4), uma nota esclarecendo informações falsas que circulam em grupos de WhatsApp sobre supostos indivíduos em um veículo preto tentando sequestrar meninas na cidade.
De acordo com o comunicado, na manhã de segunda-feira (3), uma adolescente procurou o plantão da unidade policial afirmando ter sido vítima da tentativa de sequestro mencionada nas mensagens. Diante da gravidade do relato, equipes do Setor de Investigações Gerais (S.I.G.) foram acionadas para apurar o caso.
Ao apurar as informações, os investigadores identificaram inconsistências na versão apresentada. Ao ser novamente ouvida, a adolescente confessou que inventou a história e mentiu aos pais e professores porque não queria ir à escola naquele dia.
Crime
A Polícia Civil ressaltou que comunicar falsamente a ocorrência de um crime configura o delito previsto no artigo 340 do Código Penal, sujeito à pena de detenção. Além disso, divulgar ou anunciar falso perigo ou desastre, causando alarme ou pânico na população, constitui contravenção penal de falso alarme.
A corporação ainda reforça que os pais devem continuar atentos aos cuidados com os filhos, mas alerta que a propagação de informações falsas prejudica o trabalho policial, desvia recursos públicos e cria um clima injustificado de medo na comunidade.