A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está completando 20 anos e para comemorar as duas décadas de atuação, o cantor Péricles fará um show nesta sexta-feira, 29 de agosto, às 19 horas, no Parque Antenor Martins, o Parque do Lago. O evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e terá como apresentadora oficial a cantora de samba douradense, Ana Paula Lopes.
O cantor e compositor, Péricles é considerado um dos maiores nomes do samba brasileiro. Com uma trajetória marcada por sucessos, ele conquistou o público primeiro como vocalista do grupo Exaltasamba, onde permaneceu por mais de 20 anos, e depois em carreira solo, consolidando-se como referência no gênero.
A partir das 18h, estarão em funcionamento a Praça de Alimentação e os pontos de venda de bebidas. Serão cerca de 20 food trucks e barracas oferecendo opções variadas. Quanto às bebidas, quatro pontos espalhados pelo parque venderão refrigerantes, cerveja, água, drinks e cerveja artesanal.
Festival Universa
Antes da apresentação de Péricles, o público vai acompanhar o Festival Universa, que reunirá artistas sul-mato-grossenses em uma grande celebração da cultura local. Entre as atrações confirmadas estão Emmanuel Marinho, Lumacê, Gianni Torres, Soul Ra e outros nomes da cena douradense. O festival está sendo organizado pela Coordenadoria de Cultura da UFGD com o objetivo de valorizar e agradecer aos artistas da cidade que contribuem para o fortalecimento da identidade cultural regional.
O show faz parte da programação especial da UFGD para celebrar duas décadas de história, ensino, pesquisa e extensão, aproximando a universidade da comunidade regional. A expectativa é de que milhares de pessoas participem da celebração no Parque do Lago.
Série de eventos marcam os 20 anos da UFGD
A “Celebração de 20 anos da UFGD” é uma realização da Coordenadoria de Cultura junto com diversos setores da universidade, e teve início em julho. Em setembro, será inaugurado o novo prédio da Reitoria, com apresentação especial da Orquestra UFGD. Também no mês, Dourados receberá novamente o Festival Internacional de Teatro (FIT), com espetáculos premiados no Brasil e no exterior. Outras atividades incluem a segunda edição da Corrida Novembro Azul e Negro, a Semana do Servidor, o lançamento de uma coleção com 20 livros pela Editora UFGD e a entrega de kits comemorativos à comunidade acadêmica.
Encerrando o ano, em dezembro, será lançado o projeto do Centro de Cultura e Extensão Universitária (CEUD), que ocupará o prédio atual da Reitoria. O espaço retoma um antigo sonho da universidade: a construção de um centro cultural voltado ao diálogo constante com a sociedade.