Veículos de Comunicação

EDUCAÇÃO

Primeiro dia do Enem 2025 é no próximo domingo; confira os horários

Provas serão aplicadas nos dias 09 e 16 de novembro / Foto: MEC/Divulgação
Provas serão aplicadas nos dias 09 e 16 de novembro / Foto: MEC/Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, de 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção de algumas localidades no Pará.

No próximo domingo (9), a prova será composta por 90 questões objetivas, dividas entre Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. No outro domingo (16), serão mais 90 questões, desta vez de Matemática e Ciências da Natureza.

Nos dois domingos de aplicação, os portões abrem às 11h da manhã, horário oficial de Mato Grosso do Sul e fecham às 12h, sendo que depois desse horário, nenhuma entrada será permitida.

A prova começa pontualmente ao 12h30 (horário de MS)

Os participantes devem verificar o local de prova acessando o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante (clique aqui). O documento informa o número de inscrição, as datas e os horários das provas, além de indicar se o inscrito tem direito a atendimento especializado ou ao uso do nome social, quando for o caso.

Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), recomenda levar o Cartão impresso nos dias de exame (9 e 16 de novembro).

Conforme as informações do MEC, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.