Começa nesta terça-feira (3), a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa para as regiões do Planalto e do Pantanal em Mato Grosso do Sul. Um ato simbólico, às 14h, marcará o início da nova fase, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, com a participação de representantes da entidade, da Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul) e da secretaria estadual de Produção e Agricultura Familiar.
No Planalto, os produtores terão até 7 de dezembro para imunizar o rebanho; no Pantanal, até 20 de dezembro, segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Depois do prazo definico pelo órgão, donos de animais terão 15 dias para informarem sobre a vacinação.
Na região de fronteira, a segunda etapa da vacinação iniciou no dia 13 de outubro e terminará no dia 27 deste mês.
O calendário é diferente nas três regiões em virtude de estudos epidemiológicos, realizados por órgãos de controle e acompanhamento.
De acordo com boletim do Iagro, o índice de cobertura vacinalem Mato Grosso do Sul ultrapassa 97% do rebanho. Desta forma, o Estado possui status de área livre de aftosa, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).