A produção de milho no país nesta safra foi superior ao esperado, segundo estimativa divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No ciclo 2010/2011, a produção total de milho atingiu 57,5 milhões de toneladas, aumento de 2,7% frente à safra passada.
A estimativa anterior, divulgada em agosto, era de 56,3 milhões de toneladas. A revisão deve-se ao melhor desempenho da segunda safra do grão, que representa 38% da produção total no país.
Segundo a Conab, o efeito do clima na safra de inverno não foi tão ruim quanto o esperado. "Os efeitos das geadas no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, alardeados como catastróficos, não foram tão severos", afirma a entidade.
A colheita da segunda safra do milho, iniciada em julho, já se encontra em fase final, é estimada em 21,6 milhões de toneladas.
Neste ano, também teve destaque a produção de algodão em pluma, que cresceu 64% frente à safra anterior, para 2 milhões de toneladas. A área plantada de algodão cresceu 68% nesta safra, para 1,4 milhão de hectares.
Com isso, a produção de grãos no ciclo 2010/2011 atingiu o recorde 162,9 milhões de toneladas. Além de 9,2% superior ao produzido na safra passada, o valor supera em 0,76% a estimativa anterior, divulgada em agosto.
A safra de soja, já finalizada, atingiu também o recorde de 73,3 milhões de toneladas, crescimento de 9,7% em relação à safra passada.
A estimativa, divulgada nesta sexta-feira (9/9), é o levantamento definitivo elaborado pela Conab. Nesta safra, a área total cultivada no país está estimada em 49,9 milhões de hectares, 5,3% superior à safra passada.