Veículos de Comunicação

4

Fiems destaca implantação do Centro Integrado Sesi-Senai em Aparecida

Atualmente, o município abriga 56 indústrias, que juntas absorvem 4.500 trabalhadores

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a implantação do CISS (Centro Integrado Sesi-Senai) em Aparecida do Taboado, durante a audiência pública realizada nesta quarta-feira (14/09), na Assembleia Legislativa, para tratar da industrialização no município. Ele ressaltou o comprometimento do Sistema Indústria em implantar o CISS, mas reforçou que para isso é preciso que sejam realizadas melhorias no local como iluminação e pavimentação das vias de acesso, além do contorno rodoviário.
 
“Estamos fazendo a nossa parte e é preciso que o governo do Estado e a prefeitura se unam para que consigamos fazer o projeto”, declarou Sérgio Longen. Ele lembrou ainda a rapidez com que Aparecida do Taboado se desenvolve e é preciso que o município esteja preparado para as mudanças que estão ocorrendo. “Aparecida do Taboado se desenvolve a passos largos, mas nós precisamos dar impulso para esse desenvolvimento, com o apoio desta Casa o nosso pleito será atendido”, disse.
 
Sérgio Longen também lembrou as dificuldades das indústrias da região com relação aos impostos. “Defendemos os incentivos fiscais e a revisão dos incentivos”, disse, ressaltando a proximidade do município com os Estados de São Paulo e Minas Gerais.
 
Já o deputado Paulo Correa, proponente da audiência pública, ressaltou que a mobilização é resultado de um trabalho em conjunto com a Fiems. “Esse é um trabalho feito com o Sérgio Longen, nós fomos até Aparecida do Taboado e fizemos o levantamento, trouxemos as questões para serem trabalhadas aqui na audiência pública e daqui vai sair uma carta de reivindicações que será entregue ao governador. Vamos pedir o apoio de todos os deputados”, declarou.
 
A secretária de Desenvolvimento Agrário, da produção, Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina Correa da Costa Dias, disse que Aparecida do Taboado é o lugar certo para se investir. “ A cidade precisa se preparar para o desenvolvimento, precisamos ter gente capacitada para esse momento e para isso contamos com o nosso amigo Sérgio”.
 
Lideranças
 
O prefeito de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira, acredita que com o empenho de todos o município e o Estado só têm a ganhar. “A construção do CISS, na área de 50 mil metros quadrados que o município já viabilizou, vai fazer toda a diferença na vida da população de Aparecida do Taboado, pois muitos trabalhadores das indústria vem de São Paulo. Com o CISS nós vamos valorizar a nossa população”, disse.
 
Atualmente, segundo o presidente da Associação Industrial de Aparecida do Taboado , Fabricio Lalucci, o município abriga 56 indústrias, que juntas absorvem 4.500 trabalhadores. “A nossa estimativa é de que hoje cada indústria tenha demanda entre 10 e 15 trabalhadores qualificados e a previsão é de que em dois anos tenham o dobro da oferta de vagas”, disse. Essa realidade sustenta a necessidade do CISS no município. “Vamos concentrar forças, com todos falando a mesma língua será possível obtermos melhorias”.
 
Também participaram da audiência pública os deputados Júnior Mochi e Antônio Carlos Arroyo, o  diretor regional do Senai, Jaime Verruck, o  presidente da Câmara de Vereadores de Aparecida do Taboado, Mauro Sampaio, a secretária-adjunta de Estado de Obras Públicas e Transporte, Maria Wilma Casanova Rosa, e o secretário de Administração de Aparecida do Taboado, Robson Souto, entre outras autoridades.