Veículos de Comunicação

4

FMI reduz estimativa de avanço global a 3,1% em 2013

O Fundo também reduziu sua previsão para 2014 a 3,8%, ante previsão anterior de 4%.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu nesta terça-feira (9/7) suas estimativas para o crescimento global pela quinta vez desde o início do ano passado, devido à desaceleração dos mercados emergentes e à prolongada recessão na Europa.

Em seu exame do meio do ano do estado da economia mundial, FMI também advertiu que o crescimento global pode desacelerar ainda mais se a retirada do enorme estímulo monetário nos Estados Unidos levar a uma reversão dos fluxos de capital e reduzir o crescimento nos países em desenvolvimento.

O FMI cortou sua previsão para o crescimento global em 2013 a 3,1%, mesmo ritmo de expansão do ano passado, mas abaixo da previsão de 3,3% divulgada em abril. O Fundo também reduziu sua previsão para 2014 a 3,8%, ante previsão anterior de 4%.

Os mercados emergentes, que tinham sido anteriormente o motor da recuperação global, contribuíram para a piora da perspectiva, intitulada "Dores do Crescimento".

O FMI reduziu sua previsão de crescimento em 2013 dos países em desenvolvimento para 5%, incluindo uma previsão menor para os Brics — China, Brasil, Rússia, Índia e África do Sul.

O Brasil foi o país que teve a maior redução, ao passar de 3% para 2,5% a taxa de crescimento para este ano e de 4% para 3,2% a expansão para o ano que vem.