Depois de extensas negociações com a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Empresa de Gestão de Ativos (Emgea), vinculada ao Ministério da Fazenda, o governo do Estado assinou ontem (30) um acordo que beneficia diretamente 6.520 mutuários de 51 municípios com descontos de 90% do saldo devedor para quitação dos contratos.
De acordo com o secretário estadual de Habitação e das Cidades (Sehac), Carlos Marun, o governo assinou com a CEF um aditivo de contrato de aquisição de ativos. “É um aditivo de reposicionamento do antigo contrato da CDHU e que não havia sido esclarecido e que vai permitir solucionar os problemas de quitação dos imóveis junto a Caixa, com descontos superiores a 90%”, explica Marun.
Ainda conforme Marun, o governo do Estado disponibilizou R$ 3,5 milhões, que serão utilizados nas garantias para permitir a quitação desses contratos com percentual acima de 90%.
O problema ocorreu porque os contratos de financiamento não possuíam cobertura do Fundo de Compensações de Variações Salariais (FCVS), que quita o saldo devedor remanescente ao final do prazo contratual. Com o acordo, os contratos devem começar a ser quitados a partir do mês de maio, garantindo, desta forma, a escrituração das casas.
4
Governo garante desconto para mutuários do CDHU
O governo do Estado disponibilizou R$ 3,5 milhões,para permitir a quitação desses contratos