Ao visitar nesta quinta-feira (18/08) um dos mais emergentes polos industriais de Mato Grosso do Sul em Aparecida do Taboado, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, assegurou apoio integral à produção com a execução de um plano de ações capaz de atender as demandas das empresas do município. “O nosso trabalho tem sido pautado em torno do fortalecimento do setor”, declarou.
No fim da tarde, em cerimônia na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) da cidade, mais de 100 empresários entregaram a Sérgio Longen uma carta com reivindicações, que, entre outras solicitações, pede o oferecimento de mais cursos profissionalizantes e a construção de um CISS (Centro Integrado Sesi-Senai) para melhorar o nível de treinamento, capacitação e lazer dos industriários do município.
No parque industrial da cidade, onde estão instaladas 78 indústrias que empregam mais de 3 mil trabalhadores (dados do Radar Industrial da Fiems), Sérgio Longen visitou as unidades produtivas da Dânica Termoinde Brasil, Tip Toe Calçados, Pelmex Estofados e Colchões, Alpha Mola e Estrutura para Colchões, Pais & Filhos Brinquedos, Gala Embalagens, Plastrela Filmes Flexíveis, NTC Injeções e V2 Confecções. “Hoje, a qualificação profissional é uma reivindicação do País inteiro e nós vamos priorizar essa questão no plano de ações”, pontuou.
Empresários
Para o diretor da unidade da Dânica Termoisolantes do Brasil, Fabiano Gomes, o roteiro que a Fiems cumpriu nesta quinta-feira na cidade demonstrou a importância do município para o setor industrial de Mato Grosso do Sul. “Hoje, a capacitação e a principal reivindicação dos empresários instalados em Aparecida do Taboado. Por isso, essa presença do Sistema Fiems na nossa cidade é simbólica e pode representar um atendimento mais amplo às nossas demandas”, disse.
O diretor da Tip Toe Calçados, Roberto Cordeiro, lembrou que o Senai já está qualificando 70 trabalhadores dentro da empresa para serem contratadas após a capacitação. “Esse treinamento do Senai tem de ser contínuo, pois a cultura dos moradores da cidade ainda é rural e eles não estão acostumados com o dia a dia da produção industrial’, pontuou, informando que a fábrica 22,5 mil pares por dia de bouts.
Na avaliação do diretor da Pelmex, Joaquim Fernandes Neto, os empresários da cidade estavam muito ansiosos pela visita do presidente da Fiems ao parque industrial, que está em franca expansão. “O Sistema Fiems tem um papel muito importante nesse nosso crescimento por conta do serviço de apoio que nos proporciona por meio do Senai”, declarou, informando que a empresa conta hoje com 530 funcionários.
O diretor da Alpha Mola e Estrutura para Colchões, Antônio Sereni, reforçou que a visita de Sérgio Longen é a garantia da qualificação profissional reivindicada pelo setor industrial do município. “Agora, temos certeza que poderemos manter e ampliar a nossa produção”, avaliou. Já o diretor da Pais & Filhos Brinquedos e da Gala Embalagens, Fabrício Lalucci, disse que, em 13 anos operando no município, nunca tinha recebido uma visita de um presidente da Fiems. “O empresário Sérgio Longen confirma o papel de representante do setor no Estado”, destacou.