Veículos de Comunicação

4

Mais de 5 mil trabalhadores já foram substituídos por usinas em MS

Na última semana uma usina do município de Naviraí demitiu 400 trabalhadores de uma única vez

Os trabalhadores que são demitidos das usinas, geralmente vão trabalhar como sem terra, aumentam os problemas da economia dos municípios. -
Os trabalhadores que são demitidos das usinas, geralmente vão trabalhar como sem terra, aumentam os problemas da economia dos municípios. -

Mais de 5 mil trabalhadores de Mato Grosso do Sul já foram substituídos por máquinas que atuam no corte da cana-de-açúcar que será utilizada nas usinas do Estado. Os dados são da Fetagri/MS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso do Sul), que está alerta para a situação que pode continuar se agravando.

Na última semana uma usina do município de Naviraí demitiu 400 trabalhadores de uma única vez. “Esse é um quadro que sempre tememos em nosso Estado. Nossos trabalhadores estão sendo desempregados aos montes nas usinas de Mato Grosso do Sul”, informa Geraldo Teixeira de Almeida, presidente da federação.

O presidente alerta que os trabalhadores que são demitidos das usinas, geralmente vão trabalhar como sem terra, aumentam os problemas da economia dos municípios.

Geraldo diz que não tem visto nenhuma ação do poder público para resolvê-lo. Esses trabalhadores, na sua maioria, não sabem exercer outras atividades, ou seja, não têm qualificação profissional. “É preciso agir rápido, de alguma forma, para impedir tanto desemprego de uma só vez como estamos vendo em Mato Grosso do Sul, onde as máquinas estão invadindo as lavouras de cana, ocupando o espaço que era exercido pelos trabalhadores, cortadores de cana”, alerta Geraldo.