
Nada de esmorecer. Enfrentar uma crise econômica, em que o país “encolhe” em dados estatísticos de negócios, volume de vendas e emprego não pode ser motivo para desistir de um negócio que tem tudo para dar certo. Exercitar a criatividade, investir em treinamento, divulgação e manter o foco são opções de saída para crises.
A opinião é de Helton José Ribeiro Barbosa, da Casa e Campo, empresa do setor agroveterinário, com linha variada de equipamentos elétricos, opções em utensílios domésticos, camping etc. “Em meio a esta crise, invertemos o trajeto, digamos, comum, e investimos em treinamento, no lay out da empresa, e procuramos pensar no consumidor, porque, sendo bem atendido, certamente vai nos gerar um outro cliente”, disse.
Entre as estratégias para “não deixar a peteca cair”, Helton frisa a preocupação em qualificar a equipe. “Realizamos diversos treinamentos para qualificação de nossa equipe. Além disso, buscamos novos parceiros e mais produtos”, revela.
Nos últimos 12 meses, segundo ele, a empresa conseguiu melhorar seus índices de venda.
“Quando nos deparamos com uma crise, não é possível olhar para trás. É necessário erguer a cabeça, saber o que fazer e fazer. É importante saber como motivar a equipe e trabalhar bastante.”
Uma das ressalvas do empresário é quanto ao investimento em publicidade. “Se você não for visto, você não será lembrado. Investir em publicidade é medida paralela ao investimento em produtos e em atendimento”, ensina o empresário.
Uma campanha de estímulo lançada em abril deste ano pelo Grupo RCN de Comunicação busca exatamente mostrar estas alternativas a empresários para enfrentamento da crise com criatividade, coragem e bons projetos.