Veículos de Comunicação

Oportunidade

Novembro Azul inicia ações preventivas em Três Lagoas

Três Lagoas já realiza cirurgias por vídeo, procedimento pouco utilizado ainda em outros lugares

Já estão sendo promovidas ações preventivas contra o câncer de próstata - ilustração
Já estão sendo promovidas ações preventivas contra o câncer de próstata - ilustração

Pelo quarto ano consecutivo, a campanha “Novembro Azul” começou em todo o Brasil com foco na orientação e prevenção do câncer de próstata. Com o tema “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, o Hospital Auxiliadora, já começou suas ações com o intuito de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.

De acordo com o médico Urologista Rafael Tibiryçá, só nesse ano foi diagnosticado cerca de vinte casos de câncer de próstata em Três Lagoas, entre eles, foram realizadas dez cirurgias com o intuito de cura do paciente. Ele conta que a cirurgia por vídeo é um procedimento pouco utilizado no país devido à alta complexidade, mas que já está sendo realizada na cidade.

“Os diagnósticos têm aumentado bastante. O Hospital Auxiliadora, através do ICTL, tem feito biópsia de próstata. Com o diagnóstico precoce, nós iniciamos o tratamento curativo”, explica o médico.

O Urologista afirma que hoje em dia o Novembro Azul é voltado a saúde do homem em geral. “Não é só o câncer de próstata, tem a parte da sexualidade, da andropausa, da reposição hormonal. O homem acaba fazendo outros exames de rotina, e nós acabamos dando muitos diagnósticos também de diabetes, de hipertensão”.

Para ele, a conscientização do homem é um “trabalho de formiguinha”, por isso nesse novembro azul serão realizadas diversas palestras em empresas, distribuição de material orientativo, entrevistas em rádios e televisão, em busca da conscientização e a divulgação.

Saúde do homem

Segundo Tibiryçá, os homens estão se preocupando cada vez mais com a saúde. “Assim como as mulheres vão ao salão e compram produtos de beleza, hoje em dia você vê um aumento do seguimento masculino também nessas áreas, até mesmo em cirurgias plásticas. Então o homem também vai ao consultório pelo bem estar, buscando uma melhor qualidade de vida, e automaticamente faz o preventivo do câncer de próstata”, conta.

Ele explica que o brasileiro está aumentando a expectativa de vida, e o câncer de próstata é uma doença a princípio do idoso. “Quanto mais velha fica a população masculina brasileira, mais vai ser diagnosticado o câncer de próstata. O homem que tem mais de 40 anos já tem indicação de fazer um preventivo da próstata”.

O médico informa que sempre aconselha duas datas para o homem procurar o Urologista, ou na campanha nacional do Novembro Azul, ou no aniversário do paciente. Como são datas marcantes, ele não irá se esquecer e conseguirá realizar os exames anualmente.

Câncer de Próstata

Rafael Tibiryçá revela que o câncer de próstata é o principal diagnóstico de câncer do homem. Como é assintomático, o único meio de identificação é o diagnóstico precoce, através do exame de sangue e do toque retal. É recomendado a realização do exame para homens acima dos 40 anos que tiverem histórico familiar de câncer de próstata, e acima dos 45 anos para os demais. “É um câncer altamente genético, não tem nada que se possa evitar. Uma alimentação saudável ajuda e diminui a incidência, porém, não tem um medicamente para evitar o câncer de próstata, somente o diagnóstico precoce”, conta o Urologista.

O médico observa que com advento do novembro azul, o diagnóstico inicial tem sido mais precoce, onde é iniciado o tratamento curativo. “Há três meios de tratamento curativo; a Braquiterapia (radioterapia interna), a Radioterapia, e a cirurgia radical, que dentre os três é que tem melhor prognóstico. Então o diagnóstico precoce, é a chance de cura para o paciente”, finaliza.