Veículos de Comunicação

4

Pecuária: preços internos sobem e exportação aumenta

As exportações da carne brasileira in natura apresentaram um aumento em setembro

Na data em que se comemora Dia Nacional da Pecuária (14), o setor tem motivos para comemorar. “O momento é positivo já que o consumo no mercado interno está absorvendo um volume importante do produto e a oferta de animais para abate, principalmente de pasto, está bastante reduzida. Portanto, a tendência agora é de aumento de preços da arroba do boi nos próximos dias”, analisa a assessora técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Adriana Mascarenhas.

De acordo com Adriana, a indicação é de que a oferta de animais de confinamento se reduzirá a partir da segunda quinzena de outubro e a estratégia dos frigoríficos é reservar animais de confinamento para um momento ainda mais restrito de oferta de animais de pasto. Para atender a demanda, a indústria está procurando comprar produtos via mercado spot (de indústria para indústria).

Em relação ao mercado externo o cenário também é positivo. As exportações da carne brasileira in natura apresentaram um aumento em setembro. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o faturamento com o produto no país no mês foi US$ 390,8 milhões, um crescimento de 22 % em relação ao mesmo período de 2010. No mesmo período, Mato Grosso do Sul negociou US$ 30,3 milhões, uma elevação de 22%. No total, foram exportados 5.8 mil toneladas do produto no Estado.

Mato Grosso do Sul detém 20 milhões de cabeças de gado atualmente. Os principais importadores da carne sul-mato-grossense são Irã, Egito, Rússia, Hong Kong e Venezuela.