
Uma pesquisa divulgada hoje, 17, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que, aproximadamente 137 milhões de brasileiros devem presentear alguém neste Natal. O levantamento foi feito em todas as capitais do país.
Dos entrevistados, 26,8% disseram que vão gastar valores superiores neste ano com a compra de presentes, se comparado com o que gastaram no ano passado. Segundo a pesquisa, o motivo disso é a alta dos preços de diversos produtos em razão da inflação.
Na comparação com o Natal de 2014, o total de consumidores que pretendem presentear alguém passou de 87% para 93%. Apenas, 1,1% dos consumidores ouvidos não têm a intenção de comprar presentes e 5,6% ainda estão indecisos. Apesar do aumento de consumidores com intenção de compra, o levantamento revela que o gasto médio por presente deve sofrer uma queda. Justamente em razão do agravamento da crise econômica, com pressão inflacionária e escalada dos índices de desemprego.
O gasto médio por presente deverá ser de R$ 106,94, segundo os entrevistados responderam à pesquisa. O valor é R$ 18,28 menor que o gasto médio no período do ano passado.