Retirar 50 profissionais da informalidade. Esta é a meta do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Três Lagoas, o Sebrae Bolsão, para a Semana Nacional do Empreendedor Individual. O evento, que acontece em todos os municípios brasileiros, será realizado, no município, a partir das 14h de hoje.
Segundo Ana Flávia Arrais, analista técnica e gestora do Programa Nascerbem, o evento visa promover a formalização dessa categoria no município. Para isso, na sede do Sebrae, será disponibilizado atendimento especializado tanto para aqueles que querem ingressar no programa, quanto para os que já deixaram a informalidade e pretendem se manter fora dela. “Esses atendimentos gratuitos foram pré-agendados. São em torno de 20 apenas para uma Semana. Mas, nada impede que outros profissionais compareçam ao Sebrae para buscar orientação hoje”, completou.
A orientação aos empreendedores individuais – já formalizados ou não – será prestada por três consultores do Sebrae. Além disso, eles também terão acesso, em um único espaço, a informações relacionadas a linhas de crédito específicas para a categoria. Quatro agências bancárias confirmaram presença no evento: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicred e Banco da Gente. Uma quinta agência também é aguardada, mas até ontem o Sebrae não havia obtido confirmação.
“O objetivo é fomentar a formalização desses profissionais e garantir que aqueles já formalizados assim permaneçam. Para isso, é importante lembrar que o Sebrae já oferece, e continuará oferecendo serviços de orientação à população diariamente, e não apenas durante o evento.”
Além dos bancos, também confirmaram presença instituições como Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Prefeitura e Secretaria da Fazenda. Nesse caso, os representantes irão orientar os profissionais sobre toda a documentação e exigências para emissões de alvarás.
O evento será encerrado com a palestra “Buscando Recursos Financeiros”, que será ministrada pelo consultor e instrutor do Sebrae, Jayro de Sousa.