Veículos de Comunicação

4

Três Lagoas é o 3º município mais desenvolvido de MS

Três Lagoas aparece na posição de número 25 entre as 300 cidades mais dinâmicas do país

Três Lagoas aparece na posição de número 25 entre as 300 cidades mais dinâmicas do país -
Três Lagoas aparece na posição de número 25 entre as 300 cidades mais dinâmicas do país -

Três Lagoas ocupa a terceira posição entre os municípios mais desenvolvidos do estado de MS, ficando atrás de Chapadão do Sul, que ocupa a 1ª posição e de Campo Grande, na segunda posição. Os dados fazem parte do Ranking das Melhores cidades Brasileiras, segundo o IFDM – índice Firjan de desenvolvimento municipal, divulgado neste domingo (26).
No ranking dos 5.564 municípios, Três Lagoas ocupa a 517ª posição.
Segundo a Firjan– Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – o estudo apresentado usa dados de 2006.

Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

Lançado em 2005, o IFDM analisa três dimensões do desenvolvimento (emprego e renda, saúde e educação) e se assemelha ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Usa indicadores oficiais como mortalidade infantil, consultas de pré-natal, abertura de vagas formais e matrículas no ensino infantil.

As variáveis que compõem o cálculo do IFDM levam em conta, no quesito emprego e renda: a geração de emprego formal, o estoque de emprego formal e os salários médios do emprego formal. No quesito educação, são analisados a taxa de matrícula na educação infantil, a taxa de abandono, a distorção idade/série, percentual de docentes com ensino superior, média de horas/aula diárias e resultado no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Em relação à saúde, o IFDM analisa o número de consultas pré-natal, os óbitos por causas mal definidas e óbitos infantis por causas evitáveis.

Municípios com IFDM entre 0 e 0,4 são considerados de baixo estágio de desenvolvimento; entre 0,4 e 0,6, de desenvolvimento regular; entre 0,6 e 0,8, de desenvolvimento moderado; e entre 0,8 e 1,0, de alto desenvolvimento.

De acordo com os dados divulgados pela Firjan, Três Lagoas aparece com índice de desenvolvimento moderado em relação à emprego/renda e educação e com índice de alto desenvolvimento em relação à saúde.
“São dados importantes, mas temos que levar em consideração que Três Lagoas é uma cidade bem diferente da que existia em 2006. De lá pra cá, evoluímos em muita coisa.

Em 2006 começamos a colocar a casa em ordem e ainda não sentíamos o reflexo das grandes indústrias em nosso dia-a-dia. Uma mostra da evolução são os dados do IPC Florenzano, que já refletem uma nova realidade do município”, comentou a prefeita Márcia Moura ao ver o resultado do IFDM.
Segundo pesquisa do Instituto Florenzano, com dados coletados em 2008, Três Lagoas aparece na posição de número 25 entre as 300 cidades mais dinâmicas do país, à frente de cidades importantes como Campinas (SP), Curitiba (PR), entre outras.