O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com três processos seletivos para bolsistas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino técnico e Emprego (Pronatec). São vagas para várias cidades do Estado, inclusive Três Lagoas.
São ofertadas vagas para supervisor de curso do Programa Mulheres Mil e supervisor e apoio às atividades acadêmicas e administrativas, geral e tradutor/intérprete de libras de cursos de Formação Inicial e Continuada, e professor. Os editais se encontram em www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
As vagas se destinam aos municípios de Aquidauana, Antônio João, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Guia Lopes Laguna, Jardim, Porto Murtinho, Naviraí, Três Lagoas e Vicentina.
Para participar, é preciso ter no mínimo 18 anos, possuir a formação exigida e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (homens). Os demais requisitos necessários para cada encargo estão disponíveis nos respectivos editais.
INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas entre os dias 19 a 24 de novembro. Os endereços e horários de atendimento constam dos editais. O candidato deve portar a ficha de inscrição preenchida informando o encargo escolhido, originais e cópias do RG, CPF, documentos para pontuação e que comprovem o atendimento dos requisitos necessários.
Aqueles que pertencem ao quadro da Rede Pública de Educação Profissional, Científica e Tecnológica também devem apresentar comprovante de vínculo com a respectiva instituição de trabalho.
Todos os documentos devem ser entregues em envelope identificado com o nome do candidato e o encargo pleiteado. A seleção será realizada por meio da análise curricular. Para os candidatos que apresentarem títulos de formação acadêmica serão aceitos somente os que forem emitidos por instituições reconhecidas pelo MEC.
A previsão é de que os resultados sejam divulgados no dia 30 de novembro.
BOLSAS
O valor pago para supervisor de curso e tradutor/intérprete de libras é de R$ 36/h. Já no encargo de apoio às atividades acadêmicas e administrativas a bolsa é de R$ 18/h. Para professores, o valor das bolsas será determinado de acordo com Lei nº 12.513/2011. A carga horária semanal de dedicação ao Pronatec poderá ser de até 16 horas para professor e de 20 horas para os demais encargos.
PRONATEC
Criado pelo Governo Federal em 2011, o programa busca ampliar o acesso da população à educação profissional e tecnológica, com a oferta de cursos de qualificação profissional.