O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com três processos seletivo para bolsistas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino técnico e Emprego (Pronatec). As seleções são para formação de cadastro de reserva.
São ofertadas vagas para supervisor de curso do Programa Mulheres Mil (edital 12/2015) e supervisor e apoio às atividades acadêmicas e administrativas, geral e tradutor/intérprete de libras de cursos de Formação Inicial e Continuada (edital 11/2015). A seleção para professores é regida pelos editais 09/2015 e 10/2015. As inscrições devem ser feitas entre os dias 19 e 24 de novembro. Os endereços e horários de atendimento constam dos editais.
As vagas se destinam aos municípios de Três Lagoas, Aquidauana, Antônio João, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Guia Lopes Laguna, Jardim, Porto Murtinho, Naviraí e Vicentina.
Para participar, é preciso ter no mínimo 18 anos, possuir a formação exigida e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (homens). Os demais requisitos necessários para cada encargo estão disponíveis nos respectivos editais.
O candidato deve portar a ficha de inscrição preenchida informando o encargo escolhido, originais e cópias do RG, CPF, documentos para pontuação e que comprovem o atendimento dos requisitos necessários.
Aqueles que pertencem ao quadro da rede pública de educação profissional, científica e tecnológica também devem apresentar comprovante de vínculo com a respectiva instituição de trabalho.
Todos os documentos devem ser entregues em envelope identificado com o nome do candidato e o encargo pleiteado.
A seleção será realizada por meio da análise curricular. Para os candidatos que apresentarem títulos de formação acadêmica serão aceitos somente os que forem emitidos por instituições reconhecidas pelo MEC.
A previsão é de que os resultados sejam divulgados no dia 30 de novembro.
Bolsas
O valor pago para supervisor de curso e tradutor/intérprete de libras é de R$ 36/h. Já no encargo de apoio às atividades acadêmicas e administrativas a bolsa é de R$ 18/h. Para professores, o valor das bolsas será determinado de acordo com Lei nº 12.513/2011.
A carga horária semanal de dedicação ao Pronatec poderá ser de até 16 horas para professor e de 20 horas para os demais encargos.
Criado pelo Governo Federal em 2011, o programa busca ampliar o acesso da população à educação profissional e tecnológica, com a oferta de cursos de qualificação profissional.
Em caso de dúvidas sobre o Programa, o contato pode ser feito pelo telefone (67) 3378-9551 ou pelo e-mail [email protected].