Silvania Costa de Oliveira de Três Lagoas já começou sua preparação para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, no próximo ano. Vencedora do prêmio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) de Melhor Atleta Paralímpico de 2015, categoria feminina, no início deste mês, ela está em Três Lagoas, desde a última quarta-feira, dia 23.
A paratleta, que não teria férias nem retornaria à cidade, teve que mudar seus planos porque o local onde treina, o Centro de Treinamento de São Caetano do Sul, está em reforma.
Nesse tempo que ficará em Três Lagoas, aproveita para rever familiares, mas sem descuidar dos treinos.
A campeã disse que segue um cronograma com os treinos específicos, além de manter contato a todo o momento com seu treinador, que está em São Paulo.
Em entrevista ao Jornal do Povo, Silvania disse que a mudança de local não interfere na preparação. “A mudança não interferiu muito no meu dia a dia, estou conseguindo treinar normalmente na cidade. Sem falar que aproveitei para ver meus familiares, o que foi muito bom”, disse.
Nesse momento, a três-lagoense está na fase de fortalecimento muscular, com corridas, caminhadas e treino em academias. Depois desse período, ela passará para o treinamento específico. “Não posso ficar parada e, nem interromper minha preparação, a base muscular é essencial na minha preparação para 2016. É a fase mais difícil e dolorosa para todo o paratleta”, explicou Silvania. No dia 4 de janeiro, ela volta para a cidade de São Caetano do Sul, onde retoma seus treinamentos normalmente.
RIO 2016
Neste ano, a três-lagoense quebrou os recordes brasileiro e das Américas do salto em distância. Conquistou o campeonato mundial em Doha, no Qatar, e medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto, no Canadá.
Silvania comentou que sua meta para o próximo ano é conquistar três medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016, e quebrar o recorde mundial da prova que é de 5,21 metros da espanhola Purificación Ortiz, que dura desde 1997.
PRÊMIO
No início deste mês, Silvania foi eleita a Melhor Atleta Paralímpico de 2015, categoria feminina, pelo voto popular, na eleição do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com 63,98% dos votos.
A três-lagoense de 28 anos, que disputa as provas em salto em distância, concorreu com mais duas paratletas Joana Neves da natação 20,06% e Shirlene Coelho também do atletismo 15,96%.