RÁDIOS
Três Lagoas, 15 de julho

Número de inscritos no Enem tem queda de 57%

Apenas 1.929 candidatos fizeram a inscrição na edição do exame em Três Lagoas

Por Kelly Martins
20/11/2021 • 18h00
Compartilhar

O número de candidatos na edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Três Lagoas, foi o menor dos últimos cinco anos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Apenas 1.929 candidatos se inscreveram para as provas neste ano, ao passo que na edição anterior, 4.533 pessoas confirmaram a inscrição. O comparativo aponta queda de 57% no número de participantes e acompanha o baixo índice registrado nacionalmente na quantidade de inscritos. 

Todos os inscritos em Três Lagoas vão fazer a versão impressa do exame, que começa a ser aplicado neste domingo (21) e no próximo dia 28 de novembro. A versão digital das provas ocorre apenas em duas cidades de Mato Grosso do Sul: Dourados e Campo Grande. 

FATORES

JPNEWS: BANNER FAMÍLIA É TUDO 14.05 A 23.12.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o coordenador e professor Walter Biolcati Neto, alguns fatores contribuíram para a queda no número de inscrições. Um deles é o fato dos candidatos não se preparem para a edição de 2021 por conta do fechamento de escolas na pandemia.  “Muitos alunos deixaram de se preparar e não efetivaram a inscrição por conta da falta de estudo e ainda o gasto com a taxa. Outro ponto que observo também é o aumento da procura pelos cursos na modalidade EAD (Ensino à Distância). Na pandemia houve grande oferta dessa modalidade de ensino e valores mais acessíveis”, pontuou o professor.

PROVAS

Mato Grosso do Sul registrou 38.343 candidatos inscritos para o Enem 2021. No domingo, os candidatos terão 5 horas e meia para responder 45 questões de linguagens; 45 questões de ciências humanas e fazer uma redação. No dia 28 de novembro, a prova terá 5 horas para o candidato responder a 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

PORTÕES

É importante que o candidato fique atento quanto à abertura dos portões e fechamento dos locais de aplicação do Enem. Muitos confundem com o fuso horário de Brasília (DF) e, por isso, acabam perdendo a prova
Em Mato Grosso do Sul, a abertura dos portões às 11h e o fechamento 12h. O início do exame será a partir de 12h30 e o término 18h. Já no segundo dia de prova o encerramento será às 17h30.
Para a aplicação, os locais precisam adotar medidas para a prevenção ao contágio da Covid-19, conforme estabelecido pelo Inep, em 2 de junho deste ano, quando foram acrescentadas algumas regras para a edição de 2021.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas