Veículos de Comunicação

Justiça mantem condenação de estudante por racismo

TJMS manteve a condenação por unanimidade / Foto: TJMS/Reprodução
TJMS manteve a condenação por unanimidade / Foto: TJMS/Reprodução

Por unanimidade, a justiça de Mato Grosso do Sul decidiu por manter a condenação de um acadêmico por injúria racial, ocorrida em uma partida de basquete durante jogos universitários em Dourados.

A defesa tentou reverter a decisão, entretanto o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul manteve a condenação. Responsável pelo caso, o promotor de justiça João Linhares Júnior, da 4ª Promotoria de Justiça de Dourados, destacou a importância do enfrentamento ao racismo, especialmente no Dia da Consciência Negra.

Segundo as informações da do TJMS, a vítima tentou separar uma briga entre jogadores quando foi empurrada e ofendida com a expressão “macaco, filho da p***”. O episódio gerou indignação entre os presentes, que comunicaram a arbitragem. O atleta também registrou boletim de ocorrência.

A Justiça entendeu que o termo usado teve intenção clara de ofender por motivo racial. Como o fato aconteceu em ambiente esportivo, a pena foi aumentada conforme prevê a Lei nº 7.716/89. A indenização por danos morais, fixada em R$ 8 mil, também foi mantida.

A condenação permanece em 2 anos e 8 meses de reclusão, em regime inicial aberto, substituída por penas restritivas de direitos, além de 13 dias-multa e pagamento da indenização.