RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 30 de abril

Funai diz que não anulará Portarias sobre demarcações

Por Redação
20/11/2008 • 07h00
Compartilhar

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, afirmou na manhã de ontem (19), durante Audiência Pública realizada na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, que a autarquia não vai anular as seis Portarias, publicadas em 10 de julho, que autorizam estudos antropológicos em áreas de 26 localidades para criação de reservas indígenas. Ele também informou que a Funai deve publicar instrução que vai normatizar a atuação dos grupos de estudo.
Durante o debate, que teve vários bate-bocas dos deputados com o presidente da Funai, Meira também foi enfático: "as Portarias não foram anuladas e nem serão. Não podemos deixar de cumprir a legislação", referindo-se as seis portarias da autarquia que autorizaram estudos antropológicos em 26 localidades do Estado. "As portarias não criam demarcação, elas são para fazer estudos", afirmou o presidente da Funai para justificar que nem todo levantamento se transformará obrigatoriamente em reserva indígena.
O deputado Dagoberto Nogueira (PDT/MS), autor do requerimento de convocação de Meira, disse que a demarcação "vai quebrar o Estado. As indústrias já estão indo embora porque as áreas em estudo estão na parte mais produtiva do Estado. O próprio presidente da Funai não apresentou argumentos sobre as Portarias. Ele (Meira) falou de tudo, menos de Mato Grosso do Sul", comentou Dagoberto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias