Veículos de Comunicação

EDUCAÇÃO & AGRONEGÓCIO

2º Comuniagro debateu problemas de gestão e de comunicação do agronegócio.

Realizado no tatersal da Leilosin, o congresso destacou a importância da comunicação clara para impulsionar negócios e fortalecer o agronegócio brasileiro.

Evento reuniu estudantes, profissionais e empresas do setor em noite de palestras, networking e atrações culturais, como a Cia de Catira de Aparecida do Taboado
Evento reuniu estudantes, profissionais e empresas do setor em noite de palestras, networking e atrações culturais, como a Cia de Catira de Aparecida do Taboado

A Escola Júnior do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Paranaíba, realizou na noite de ontem (26) o 2º Comuniagro, no tatersal da Leilosin, no Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira. O evento, criado para debater desafios de gestão e comunicação do agronegócio regional e nacional, reuniu estudantes e convidados em palestras conduzidas por profissionais de destaque do setor.

A abertura contou com a apresentação da Cia de Catira de Aparecida do Taboado, liderada pelo mestre Anaim. A catira, que também pode ser chamada de cateretê, é uma dança folclórica caipira em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos.

O evento também ofereceu praça de alimentação, estandes de empresas ligadas ao setor e uma feira organizada por alunos do curso de Medicina Veterinária da UFMS. O curso da UFMS/CPAR foi criado em 2023, conta atualmente com três turmas, com 134 estudantes, dispondo de 10 docentes, técnicos de laboratório e médico veterinário.

Na palestra inicial, Francisco Barros, empreendedor e proprietário da Inusitada Agro Comunicação, Agro Eventos, Agromkt Summit e Marketing de Chapéu, enfatizou a relevância da comunicação clara para transformar empresas “dentro e fora da porteira”.

Já o engenheiro agrônomo Renato Cesar Seraphim, com mais de 30 anos de experiência no agro, abordou a comunicação como estratégia de fé. Também participaram do evento, a dupla Roberto Lucas e Walter Celani, apresentadores do MF Podcast, que divulgaram um modelo de ecossistema digital desenvolvido para apoiar o agronegócio nas mais diversas necessidades.

Um dos organizadores do evento, o professor Rafael Pazeto, do curso de Administração da UFMS, fez um balanço positivo. Segundo ele, foram oito meses de preparação para um congresso criado com o objetivo de enfrentar desafios de gestão e comunicação no setor.

Além do conteúdo técnico, o congresso ofereceu espaço para networking, atrações musicais e ambiente familiar, fortalecendo o diálogo entre conhecimento, negócios e carreiras do agro.

Feira de amostras dos alunos de Medicina Veterinária, evidenciando projetos de extensão e pesquisa em fazendas parceiras da região, promovendo aprendizado prático e aproximação com a realidade profissional